DIAS DE LUTA – Sem recuar, professores chegam ao 10º de greve em meio a ameaças de retaliação

Uma assembleia na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (30),
abriu a semana de mobilização dos profissionais da educação, em greve há 10
dias. Reportagens em texto e vídeo.

Mais uma vez o plenário esteve lotado, os profissionais se revezaram ao
microfone nos discursos sobre os rumos do movimento e contra as ameaças de
retaliação por parte do governo municipal.
A presidente do SIMMP, sindicato da categoria, Ana Cristina
Novais, sustentou a posição dos profissionais em não recuar diante das ameaças
de corte de ponto e na busca das conquistas. “A greve continua, estamos firmes
na luta, a categoria está unida no propósito e nós não vamos permitir que a
nossa tabela salarial seja quebrada”, afirmou.
A reportagem é de
Carol Ferraz


           



Esta é a
segunda greve enfrentada pela atual gestão municipal. Na anterior, em 2017, com
duração de 23 dias letivos, os profissionais retornaram às atividades após o governo fechar
acordo em 7,64%.
Considerando o primeiro quadrimestre deste ano, a o
município arrecadou mais de R$216 milhões, uma média mensal superior a R$54
milhões. “Com base nessa média em relação à projeção para 2018 a
arrecadação será de mais de R$650 milhões, representando aumento estimado em
11%”.
O sindicato informou que, apesar da arrecadação da Prefeitura
em 2017 ter aumentado apenas 0,96%, “os professores conquistaram com greve
histórica, um reajuste de 7,64%””, ou seja, “a Prefeitura foi obrigada pela
categoria a repassar o reajuste do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da
Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)”.
Em apresentação aos profissionais da educação, o SIMMP informou que, se for levado em conta a composição aumento do piso mais arrecadação da Prefeitura, o governo deveria oferecer reajuste de 6,81% do Fundeb, mais 2,7%  de inflação. A Prefeitura
ofereceu proposta de reajuste salarial de apenas 2,7%. O percentual está abaixo do
repasse do Fundeb, que é de 6,81%.

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