DEU RUIM | Cobrança por estacionamento esvazia Boulevard e lojistas amargam prejuízos

Imagem relacionada

SUDOESTE DIGITAL (Conteúdo próprio ) – A reportagem do Sudoeste Digital realizou uma enquete com alguns lojistas do Shopping Boulevard, nessa quinta-feira, 9, e a maioria se posicionou contra a cobrança de R$5,00 no estacionamento, em vigor a partir dessa data. O valor cobrado é tarifa única no dia.
      CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



De acordo com os empresários, antes de se realizar a cobrança a direção do shopping deveria fazer lançar uma campanha informando sobre a suspensão da gratuidade. Por enquanto não se tem um percentual da queda no fluxo de clientes, pois é cedo para se dimensionar.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Até então a saída encontrada para se driblar a cobrança foi estacionar na parte externa do shopping. Além de lojas e praças de alimentação, o shopping abriga serviços públicos e uma academia. “E quem malha na Selfit? Tem que pagar 5,00 todos os dias? Absurdo isso”, protestou a internauta Suelen Gusmão Braz.

“Prevejo um shopping fechando lojas, só lamento, mas se é pra ser assim fico indo no Conquista Sul mesmo”, escreveu Vini Souza, na página oficial do Boulevard. Categorias como taxitas e motoristas de aplicativos engrossam o coro contra a cobrança. “Geralmente excedemos o tempo de tolerância, que é de 15 minutos e não temos como repassar ao cliente”, contou o motorista Valber Ribas Andrade.

Segundo usuários e empresários, o consumidor não tem o hábito de pagar por estacionamento em shopping e isso é uma cultura nacional, porém é forçado a pagar pela zona azul no comércio a céu aberto. “Faltou uma ação educativa ou algo assim”, contou um empresário, que preferiu não se identificar.

Associado a isso, há uma questão legal a ser observada, destaca a advogada Bianca Thakara, que buscou serviços no Detran instalado no shopping. “Como fica o usuário que procura o shopping apenas para utilizar de serviços públicos, como SAC e Detran? Teremos que arcar com o peço do estacionamento para usufruir de um direto nosso? Lógico que não, por isso ingressaremos na Justiça contra esse ato”, prometeu.

O ex-vereador Florisvaldo Bittencourt foi um dos que lançaram campanha nas redes sociais contra a taxa. “Esse shopping até pouco tempo estava entregue às baratas, sem movimentação nenhuma. Porém, foi utilizado das alianças políticas da nossa cidade para transferir as estruturas do SAC e do Detran, que já funcionavam em outras partes da cidade sem nenhum custo para o cidadão”, disse.

“Com essas transferências para o Boulevard, centenas de pessoas foram levadas a ter que passar pelo referido Shopping trazendo uma falsa imagem de movimentação. Com essa nova realidade a ambição dos empresários ficou aflorada e logo estabeleceu cobrança de R$ 5,00 no estacionamento das pessoas que são obrigadas a buscar o serviço público, que assim como o Detran só atende lá”, emendou.

EFEITO REVERSO – “O que deveria ser comum provocou efeito reverso, com campanhas contrárias nas redes sociais e fuga da clientela”, lamentou outro empresário. De acordo com ele, uma das saídas será oferecer um desconto proporcional ao valor do estacionamento ao seu cliente após a compra. “Seremos obrigados a reduzir a margem de lucro para não ficarmos às moscas”.

Outro lojista, no entanto, defende a postura do shopping. “Muita gente abusava. Deixava o carro estacionado gratuitamente e só retornava para apanhar no final do expediente, valendo-se de segurança gratuita e espaço livre numa área sabidamente particular”, relatou.

Quem se beneficiou diretamente com a cobrança pelo Boulevard foi o concorrente, Shopping Conquista Sul, que desde sua inauguração, em junho de 2006, jamais cobrou pelo estacionamento. A direção do Boulevard ainda não se manifestou a respeito das queixas dos clientes e empresários contrários.

Em sua rede social a direção do Boulevard se limitou apenas em comunicar a taxa. “Comunicamos aos nossos clientes a cobrança pelo uso do estacionamento do shopping a partir de amanhã (ontem), 09/01. O pagamento poderá ser realizado nos guichês do Estacionamento G1 ou em frente à academia Selfit, em dinheiro ou cartões de crédito e débito, e nos totens de autoatendimento, apenas com cartões”.


COMPARTILHAR