DEU NA MÍDIA | Tragédia com avião da Voepass coloca Vitória da Conquista no noticiário nacional; entenda

Em julho, a Voepass anunciou a expansão de suas operações, informando que retomaria, a partir de janeiro de 2025, suas operações em Barreiras (BA), Brasília (DF), Uberlândia (MG) e Vitória da Conquista (BA).

Essa informação colocou o município de Conquista em destaque nacional, tanto pelo fato de a Voepass retomar a rota antes extinta, como pela incerteza de retomada dos voos diante da repercussão negativa da tragédia que abalou o Brasil. A empresa ainda não se manifestou sobre a volta da rota para Conquista.

RELEMBRE A TRAGÉDIA – Um avião da companhia Voepass Linhas Aéreas caiu na cidade de Vinhedo (SP), na tarde da sexta-feira (9/8).

A companhia área confirmou que 58 passageiros e quatro tripulantes estavam na aeronave, que fazia o trajeto entre Cascavel, no Paraná, e o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

A Prefeitura de Valinhos (SP), que participa da operação de resgate do acidente aéreo na cidade vizinha de Vinhedo, informou que ninguém sobreviveu à queda do voo 2283 da Voepass.

A companhia área confirmou posteriormente que todas as 62 pessoas a bordo do voo morreram no local.

Antes chamada Passaredo Linhas Aéreas, a empresa foi fundada em julho de 1995 na cidade de Ribeirão Preto (SP), quando a companhia de transporte rodoviário Viação Passaredo criou seu braço aéreo regional, operando aviões Embraer 120 Brasília.

Com 29 anos de história, é considerada a companhia aérea brasileira mais antiga em operação, mas sua trajetória foi marcada por reveses econômicos ao longo dos anos.

Após a implantação do Plano Real, a empresa expandiu sua frota com dois Airbus A310, passando a fazer voos fretados ao Nordeste e Caribe em parceria com operadoras turísticas.

A experiência durou poucos anos, até que a desvalorização da moeda brasileira a tornou inviável.

Em 2002, a companhia aérea enfrentaria novo revés, suspendendo operações em meio a dificuldades financeiras. A atividade seria retomada em 2004, agora de forma independente da Viação Passaredo.

“O período de maior crescimento da história da empresa viria mais adiante, em 2008”, relata o site especializado Aeroin. “Foi uma época dourada do ponto de vista operacional quando 17 jatos Embraer chegaram a operar na frota.”

A empresa, no entanto, seguia enfrentando dificuldades financeiras e, em outubro de 2012, a Passaredo entraria com pedido de recuperação judicial, com objetivo de renegociar o pagamento de suas dívidas. A recuperação seria concluída em 2017.

Em 2019, os controladores da Passaredo adquiriram o controle societário da MAP Linhas Aéreas, formando a nova marca Voepass Linhas Aéreas.

A Voepass voa atualmente com uma frota composta por 15 aeronaves de modelo da empresa franco-italiana ATR: o ATR 72-500, ATR 72-600 e ATR 42-500 e conta com um acordo de compartilhamento de voos (codeshare, no jargão do setor) com a Latam.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a companhia é a quarta maior do Brasil, com uma participação de 0,5% do mercado doméstico.

Segundo informações da própria companhia, ela atende 37 destinos em todas as regiões do Brasil e e transportou mais de 500 mil passageiros em 2023.

Em 2014, quando ainda se chamava Passaredo, a companhia aérea chegou a ser considerada “a mais segura do Brasil”, em um ranking do site AirlineRatings.com, que avaliou 449 empresas de aviação segundo critérios de segurança, conforme reportou a BBC à época.

 


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