BUROCRACIA – DPT de Itapetinga não libera corpo de aposentada morta em incêndio. Nelita de Oliveira Melo, de 85 anos, morreu há mais de 50 dias

Vereadores conversam com coordenadora da CRPT
 De acordo com a perita criminal, Isnara Martins,a liberação do corpo depende da realização de um exame de DNA

Foto: Divulgação

Representantes da Câmara Municipal de Itapetinga buscaram, nesta quarta-feira (1º), informações a respeito da liberação do corpo de Nelita de Oliveira Melo, conhecida popularmente como “Dona Lita”. A idosa, que tinha 85 anos, faleceu vítima de incêndio na sua residência em 09 de dezembro de 2016, sete dias após o governador Rui Costa inaugurar a nova sede da Coordenação Regional de Polícia Técnica (CRPT) de Itapetinga.

À tarde, o presidente da Câmara, Eliomar Barreira/Tarugão (PMDB), e os vereadores Márcio Piu (PSC) e Gilmar Piritiba (PSD) participaram de uma reunião com a coordenadora perita criminal, Isnara Martins, e conheceram a sede da CRPT. De acordo com ela, a liberação do corpo de “Dona Lita” depende da realização de um exame de DNA, procedimento obrigatório não é possível fazer o reconhecimento visual.

Segundo a coordenadora, as amostras foram encaminhadas para Salvador em dezembro, mas a coordenação de genética da capital alega a existência de muitos casos semelhantes em uma lista de espera. Dra. Isnara explicou ainda a importância da exigência legal da correta identificação do corpo carbonizado e assegurou que a coordenação fez sua parte e está insistindo para que a liberação ocorra o mais rápido possível.

Com a nova sede da CRPT em Itapetinga, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) passou a oferecer novos serviços que eram feitos em Vitória da Conquista, distante 100 km. São necropsias, exames para identificação de drogas e de carros adulterados.

Vereadores conversam com Dr. Roberto Júnior

Pela manhã, o presidente da Câmara, o procurador jurídico da Casa Legislativa, Leandro Bento, e os vereadores Márcio Piu, Romildo Teixeira (PSL) e Gilmar Piritiba visitaram o Complexo Policial de Itapetinga e conversaram com o delegado de polícia Roberto Júnior sobre questões importantes para a segurança pública do município.

O delegado, que tem 13 anos na Polícia, falou sobre as carências do setor, lembrando, por exemplo, que Itapetinga conta apenas com uma delegacia e precisa aumentar o número de investigadores. Sobre a liberação do corpo de “Dona Lita”, ele deu algumas orientações aos parlamentares e esclareceu que a questão não é de sua competência, mas demonstrou estar sensível à dor da família.  

Tarugão também enviou ofício ao secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa, solicitando informações e cobrando providências para que a liberação do corpo de “Dona Lita” possa ser realizada rapidamente. “É o mínimo que podemos fazer para tentar amenizar a dor dessa família”, afirmou.

RELEMBRE O CASO


idosa3
Fotos: Leitores- Itapetinga Repórter

Uma idosa de 85 anos morreu durante um incêndio na residência em que morava, na Rua Potiraguá, no Bairro Camacã, em Itapetinga, na madrugada desta sexta-feira, dia 9 de dezembro.
O corpo de Nelita de Oliveira Melo foi encontrado carbonizado dentro da casa depois que uma equipe da Brigada de Emergência da Azaleia conseguiu debelar as chamas e entrar no imóvel.

idosa2
Profissionais do corpo de bombeiros de Vitória da Conquista também estiveram no local, mas o fogo já havia sido controlado.

Em poucos minutos, as chamas destruíram tudo que tinha na casa, inclusive documentos pessoais da idosa, que morava sozinha.

idosa4
Após o levantamento cadavérico, o corpo foi removido para o DPT de Vitória da Conquista, terra natal de dona Nelita.

Existe a suspeita de que a tragédia pode ter acontecido por causa de uma vela que a vítima estava utilizando por conta de uma queda de energia elétrica, registrada no bairro no fim da noite.
A Polícia Civil está investigando o caso.

(Por Itapetinga Repórter)


COMPARTILHAR