DENÚNCIA | Mais de 500 pacientes com suspeita para COVID-19 não cumprem isolamento em Vitória da Conquista



Às vésperas da reabertura gradual do comércio de Vitória da Conquista, dia 1 de junho, um dafo de fonte oficial assusta e chama a atenção para o risco de avanço desenfreado da COVID-19 no município.


De acordo com a diretora de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Maria Ferraz de Oliveira,   em entrevista a uma emissora de rádio, 573 pacientes são monitorados e deveriam cumprir o isolamento domiciliar, mas não é o que vem acontecendo. 


“A gente vem enfrentando uma série de dificuldades com as pessoas. Muita falta de sensibilidade nesse momento. Muita gente evadindo do isolamento domiciliar”, lamentou. 



Com a reabertura do comércio, os lojistas prevêem a recuperação gradual das vendas, com campanhas para atrair clientela local e de cidades de toda a região Sudoeste e Norte de Minas Gerais.


Datas como Dia dos Namorados, em 12 de junho e festejos juninos, que apesar da proibição da comemoração, deve acontecer em localidades rurais, são um chamariz para o comércio de presentes, como perfumes, calçados e confecções.


Com isso, aumenta-se também o risco da proliferação do vírus. Historicamente a população flutuante em Conquista vem de um raio de 200 km, estimada em mais de 1 milhão de pessoas.


Ainda segundo a diretora, durante reunião do Conselho Municipal de Saúde na última semana, até aquela data existiam 3.348 registros de pacientes com Sintomas Gripais através do Call Center. 


“O total de números notificados na base do sistema municipal são 3.348 pacientes. Destes existem pacientes que um critério para coleta de Exame Laboratorial e uns que não. É um total. São todas as pessoas que ligam para o Call Center ou que procuram a Unidade de Saúde”, explicou. 



Eis ai um dos motivos que exige mais ainda o uso da máscara, o distanciamento e isolamento social. A Prefeitura ainda não se manifestou sobre o assunto. | colaborou: Blog do Anderson.


COMPARTILHAR