As polêmicas em torno do Hospital Municipal Esaú Matos, em Vitória da Conquista, continuam. Desta vez, os funcionários denunciam o não pagamento do 13º salário.Nesta segunda-feira (2), o Blog do Sena recebeu várias reclamações. Os funcionários, que exercem diferentes funções na unidade hospitalar, reclamam que a primeira parcela do 13º salário ainda não foi paga pela direção. As denúncias também chegaram ao Sudoeste Digital.
De acordo com a denúncia de um funcionário, que preferiu não ser identificado, o valor referente ao 13º deveria ter sido pago na última sexta-feira (30). No entanto, o pagamento não foi realizado.
A situação está deixando os funcionários ainda mais preocupados porque, além do atraso, a direção do Hospital Municipal Esaú Matos não informou um prazo para o pagamento. Ou seja, os funcionários não sabem quando vão receber.
“Estamos indignados. Informaram que não tem prazo pra pagar. Isso é um descaso”, disse o funcionário. Além disso, as denúncias de atraso do pagamento dos salários continuam. Segundo as denúncias, ainda tem funcionários que não receberam os salários. O problema é recorrente e tem deixado os trabalhadores preocupados que estão enfrentando dificuldades para honrar os compromissos e contas das famílias.
Essa não é a primeira vez que reclamações sobre pagamento de salários vêm à tona. Durante o ano de 2024, o Blog do Sena deu voz aos funcionários da unidade de saúde que enfrentam esse problema. Nas últimas semanas, o hospital esteve envolvido em polêmicas como demissões de funcionários e a possível privatização.
Em nota, a Direção da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), responsável pela administração do Hospital Esaú Matos, disse que o pagamento da primeira parcela do 13º salário será pago a partir de hoje, mas de forma escalonada.
“A Direção da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC) informa que o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos seus funcionários será realizado de forma escalonada, com início nesta segunda-feira, 2 de dezembro. Os servidores efetivos e contratados receberão nesta primeira etapa, enquanto o pagamento para médicos e cargos comissionados ocorrerá posteriormente, em cronograma já em planejamento”, diz trecho da nota.
Na nota, ainda atribuiu o atraso no pagamento a “problemas financeiros” e afirmou que se compromete com a” valorização dos funcionários”. “Apesar das adversidades enfrentadas em um ano marcado por restrições orçamentárias, causadas pelas vedações de ano eleitoral e pela limitação de recursos no Congresso Nacional, a Fundação reafirma seu compromisso com a responsabilidade fiscal e a valorização dos servidores”, diz outro trecho.
Veja a nota na íntegra a seguir:
Nota de Esclarecimento
A Direção da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC) informa que o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos seus funcionários será realizado de forma escalonada, com início nesta segunda-feira, 2 de dezembro. Os servidores efetivos e contratados receberão nesta primeira etapa, enquanto o pagamento para médicos e cargos comissionados ocorrerá posteriormente, em cronograma já em planejamento.
Apesar das adversidades enfrentadas em um ano marcado por restrições orçamentárias, causadas pelas vedações de ano eleitoral e pela limitação de recursos no Congresso Nacional, a Fundação reafirma seu compromisso com a responsabilidade fiscal e a valorização dos servidores.
A FSVC reconhece o esforço e a dedicação de sua equipe, essenciais para a continuidade de um atendimento de qualidade à população. Com responsabilidade e compromisso, a Fundação segue trabalhando para garantir os direitos de todos os seus colaboradores.
Vitória da Conquista, 2 de dezembro de 2024