Em sessão ordinária desta sexta-feira, 28, realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), o vereador Andreson Ribeiro (PCdoB) falou sobre os desafios impostos ao transporte público do município, responsabilizando o falecido ex-prefeito Herzem Gusmão pelo sucateamento desse serviço. “Isso começou na primeira eleição do saudoso prefeito, quando ele prometeu em suas plataformas de campanha de que iria regulamentar o transporte clandestino”, afirmou.
Andreson lembrou que a perda de passageiros, causou desinteresse dos empresários em participar das licitações abertas pelo Poder Público. “As licitações não conseguiram atrair investidores.
Começou assim a contratar de forma emergencial duas empresas para operar o transporte público, levando de Conquista cerca de 60 milhões de reais por ano. Essas empresas deixaram de pagar para explorar essas atividades, extremamente lucrativas. Por sua vez, o município deixou de arrecadar e soma agora um gasto superior a R$ 80 milhões”, afirmou. Andreson lembrou que os trabalhadores e os estudantes são os que mais precisam do transporte público.