A situação crítica da saúde pública causada pelo surto da dengue em Vitória da Conquista, que continua liderando o ranking de registros da doença na Bahia, foi repercutida na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em pronunciamento do seu vice-presidente, deputado Zé Raimundo (PT), ex-prefeito do município, na sessão ordinária desta segunda-feira (1º).
Ele frisou que não se trata de fazer a crítica pela crítica, por ser oposição à atual administração municipal, mas por uma preocupação muito grande que tem fundamento nos indicadores objetivos e na forma como a prefeita abandonou o cuidado com a atenção básica.
Segundo dados oficiais da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), divulgados no último dia 28 de março, Vitória da Conquista beira os 13 mil casos da doença e já conta com cinco óbitos, posicionando-se com mais do que o dobro do número de casos de Salvador (5.178) e quase quatro vezes mais o número de notificações de Feira de Santana (3.525).
“Vitória da Conquista ostenta um dos maiores índices de ocorrência da dengue por falta de eficácia na atenção básica”, aponta Zé Raimundo, observando que o terceiro município baiano em população dispõe de apenas uma UPA-Unidade de Pronto Atendimento mantida pelo Estado e o município não tem nenhuma unidade para cuidar de casos de urgência, que é também de sua responsabilidade.
Zé Raimundo demonstrou o seu compromisso com a saúde pública, quando informou que ele e o deputado federal Waldenor Pereira (PT), em atuação conjunta, tem destinado recursos de suas emendas para apoiar as redes estaduais hospitalar e de ensino superior de saúde, o que resulta no fortalecimento da assistência médica dos Conquistenses.
Lembrou que entre tantos outros recursos, só este ano, aportaram verbas para que a SESAB reforce a atenção aos pacientes e mais recursos para construção de duas UBS (Unidade Básica de Saúde). Além disso, também a Santa Casa irá receber dotações financeiras para atendimento de pacientes do SUS de Conquista e da Região.
O deputado ressaltou, ainda, que a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, acompanha sistematicamente, com a sua equipe, a situação de Conquista, inclusive alertando e colaborando com ações efetivas, a exemplo dos carros de fumacê, no enfrentamento do quadro de epidemia da Dengue.