Dário Meira, município com pouco de 10 mil habitantes cercado pelo Rio Pardo e o Rio de Contas, foi a região mais afetada pela enchente que atingiu o sul e sudoeste da Bahia. Estima-se que 90% da cidade ficou submersa nos dias mais críticos e ainda hoje possui ruas sem acesso e inundadas, dificultando a assistência às casas mais atingidas.
Karen Cardoso, uma das voluntárias que está liderando as ajudas na cidade, fala ainda sobre outras dificuldades que a população está enfrentando. “Só tem energia em alguns pontos da cidade que não estão alagados. A cidade continua sem internet em todas as casas”, conta a empreendedora. Tudo isso dificulta o contato com as famílias que precisam de maior suporte e atenção. Karen também desabafa sobre a dificuldade de fazer a limpeza das casas, já que a quantidade de entulho é muito grande e o odor da água muito forte.
Com toda a situação alarmante, falta também assistência médica e medicamentos. Segundo Caio Souza, enfermeiro voluntário plantonista na cidade, na última quarta (29) foram atendidas mais de 300 pessoas. A população está adoecida e com poucos recursos disponíveis. O centro de cuidado voluntário Abrigo Humano presta socorro através de telemedicina aos profissionais de saúde da região, no entanto a demanda ainda é muito grande.
Como a estrutura da cidade está comprometida, muitas pessoas que perderam ou ainda não conseguiram recuperar suas casas estão sendo abrigadas até fora da cidade, o enfermeiro Caio Souza conta que “as pessoas desabrigadas estão tanto nas escolas do município de Itagibá, como no sítio próximo da cidade, na Igreja e até mesmo no posto de saúde que montamos . A maioria dos prédios públicos da cidade foi danificada, a gente não tinha onde colocar o pessoal”.
Enquanto os Governos se organizam para agir, a população se une para dar assistência como pode: “por isso pedimos atenção urgente para Dário Meira, toda ajuda é bem-vinda”, pede Karen Cardoso.
Doações físicas: (colchões, roupas, roupas íntimas, material de limpeza, alimentação)
Contatos com:
Karen Cardoso: 77981263856 (telefone)
Thais Santana: 73988148516 (telefone)
Em Ipiaú: no Colégio Aprovado, onde sai um caminhão com doações da região.
Em Vitória da Conquista: Rua Siqueira Campos, 1079, Bairro Recreio (materiais serão levados no dia 02/01 para Dário Meira).