CULTURA | Vitória da Cultura: Congresso derruba vetos de Bolsonaro às Leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo

O setor cultural brasileiro obteve importante vitória na noite desta terça-feira (5), quando o Congresso Nacional derrubou os vetos de Bolsonaro às Leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo.

Membro da Comissão de Cultura na Câmara Federal e um dos articuladores políticos dessas leis, o deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA) votou pela derrubada dos vetos e comemorou o resultado da votação, fruto de intensa negociação liderada pelo Partido dos Trabalhadores e pela bancada de oposição.

“É uma vitória muito importante e significativa para o setor cultural do país, que envolve mais de cinco milhões de trabalhadores e trabalhadoras e movimenta cerca de R$ 200 bilhões em nossa economia anualmente. A Cultura foi um dos setores mais afetados pela pandemia, a primeira a fechar as portas e,  praticamente, a última a voltar às atividades. Apenas recentemente, retomaram os shows, espetáculos, festas, feiras e manifestações culturais”, celebrou o parlamentar baiano.

Waldenor criticou ainda o governo Bolsonaro que, para ele, “é o inimigo número um da Cultura e da Educação brasileiras”.

As leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo juntas lançam aporte de mais de R$ 6 bilhões para o setor, sendo a primeira estendida até o ano de 2027 e a segunda mantendo-se no apoio à Cultura, especialmente o setor áudio-visual.


COMPARTILHAR