O Encontro Nacional de Capoeira acontece nos de 8 a 10 de setembro, no Sítio Sul Eventos, em Vitória da Conquista. Em sua 24° edição, o evento promove o tema: Ajeum de Preto: A capoeira e suas coletividades.
A palavra iorubá Ajeum é resultado da união das palavras “awa”, que quer dizer nós, e “jeun”, que significa comer, resultando na expressão “comer juntos”. Ajeum é um momento sagrado que se faz no coletivo, no qual uma comunidade alimenta o corpo e o espírito.
Em quase três décadas de tradição, o encontro de capoeira reúne professores, educadores, mestres de capoeira e praticantes de várias regiões da Bahia e de outros estados do Brasil. A realização é assinada pelo Movimento Cultural Consciência Negra (MCCN) em parceria Instituto de Desenvolvimento e Ação Comunitária (IDAC), e o patrocínio é do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult) e da Superintendência Estadual de Fomento ao Turismo (Sufotur). Quem também apoia o encontro é o deputado estadual Fabrício Falcão.
Durante os três dias de encontro, os participantes irão viver momentos de celebração, nutrindo-se de aprendizado, interação e sabedoria, através da vivência compartilhada pelos mestres de capoeira, da participação em oficinas, rodas de capoeira e de samba, apresentações culturais, batizados e trocas de cordel.
A entrada é gratuita, conforme a capacidade do espaço, e a estimativa é que o evento reúna cerca de 300 participantes, entre capoeiristas e comunidade em geral.
SERVIÇO
24º Encontro Nacional de Capoeira
Data: de 8 a 10 de setembro
Onde: Sítio Sul Eventos, Anel Viário, Km 19, Vitória da Conquista
Horário: nos dias 8 e 9, das 18h às 21h | dia 10, das 8h às 12h
Contato:
Gomar Santos – Presidente / (77)99111-1972
Fernando Bispo dos Santos / (77)98822-1462