Gravado em Brumado, o documentário é uma produção da Retratos Filmes em coprodução com a Ato3, produtoras de cinema do Sudoeste Baiano. O cineasta Vinícius Pessoa assina o roteiro e direção.
Distribuído pela Umbuzeiro Filmes e produzido pela Retratos Filmes em coprodução com a Ato3, duas produtoras de cinema da região Sudoeste da Bahia, o longa-metragem acompanha o cotidiano de uma família circense que precisou se reinventar para sobreviver ao período de isolamento social provocado pela pandemia de covid-19.
Circo, memória e reinvenção
Gravado no município de Brumado, o documentário parte do encontro do diretor com um circo que precisou interromper seus espetáculos. Sem público, sem renda e sem previsão de retorno, os artistas passaram a vender ovos de porta em porta para manter o sustento da família.
As filmagens foram feitas em duas etapas e registram, ao longo do tempo, as mudanças no espaço e nas relações vividas sob a lona. “Encontrei um circo parado e uma história viva pedindo para ser contada”, afirma Vinícius.
Confira o trailer: https://www.youtube.com/watch?
Mais do que um registro sobre o impacto da pandemia no setor cultural, O Silêncio das Palmas se debruça sobre a experiência de quem faz do circo não apenas um ofício, mas um modo de vida. É o primeiro longa documental de Vinícius Pessoa, que assina o roteiro, montagem e direção.
Com o filme, o cineasta, que é também cofundador da Retratos Filmes, faz sua estreia no circuito comercial de cinema. Sua filmografia conta ainda com obras como Passarinho (2020) e Retratos de um Adeus (2021). Também dirigiu o longa ficcional Ambrosia: o Manjar dos Deuses (2024), gravado no ano passado.
Os ingressos para as sessões em Vitória da Conquista podem ser retirados na bilheteria ou no site do Centerplex ou reservados gratuitamente por meio do formulário disponível neste link: https://forms.gle/