A primeira apresentação ocorreu nesta quarta-feira, 21, no auditório do IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia), localizado no bairro Zabelê, zona oeste de Conquista. O concerto ficou por conta da Orquestra 9 de Novembro, recém batizada com a data que marca o aniversário da cidade onde o Núcleo está sediado.
Atualmente, o grupo conta com cerca de 40 integrantes e é regido pelo maestro e instrutor de Cordas Agudas do NTN, Ledison Manrique. O repertório do primeiro dos três concertos itinerantes que serão realizados até o fim deste mês incluiu composições como “Toreadores”, de Georges Bizet, “Marcha Radetzky”, de Johann Strauss, e “Tico-Tico no Fubá”, de Zequinha Abreu.
Na próxima sexta-feira, 23, às 18h30, será a vez do município de Tanhaçu, na Chapada Diamantina, receber uma apresentação do NEOJIBA. O grupo que se apresentará na cidade será a Camerata do NTN Conquista, composta pelos integrantes das turmas mais avançadas do Núcleo. O concerto irá ocorrer na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na Praça Luís Eduardo Magalhães, Centro.
A série se encerra no dia 29 de setembro com uma apresentação da Orquestra 9 de Novembro na Escola Municipal Antônio Machado Ribeiro, que fica no povoado de São João da Vitória, zona rural de Vitória da Conquista. A programação de aniversário do Núcleo Territorial NEOJIBA (NTN) de Vitória da Conquista contará ainda com um concerto no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, onde funciona o NTN, no dia 4 de outubro.
Na ocasião, haverá não só apresentações da Orquestra e da Camerata, como também do Coro Infantojuvenil e da Orquestra Pedagógica do Núcleo. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público em geral.
Sobre o NEOJIBA
Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos.
Em quase 15 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.324 integrantes diretos em seus 13 núcleos e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.
O Núcleo de Vitória da Conquista conta com a parceria do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (CCCJL), da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC), e com o apoio da Academia Conquistense de Letras, da Casa da Cultura Carlos Jehovah e do Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED).