CULTURA | NEOJIBA realiza nova edição do Encontro de Orquestras em Vitória da Conquista

Programação aberta ao público inclui grande concerto com mais de 160 integrantes de 13 diferentes grupos musicais do Sudoeste da Bahia, no dia 16 de junho

Cerca de 160 músicos de sete diferentes cidades do Sudoeste da Bahia irão se reunir, entre os dias 14 e 16 de junho, para uma edição histórica do Encontro de Orquestras, promovido pelo NEOJIBA, programa do Governo da Bahia.

O evento do Núcleo Territorial NEOJIBA de Vitória da Conquista acontecerá no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima e contará com uma das maiores apresentações já realizadas pelo programa no município.

Durante os três dias de evento, 13 grupos musicais da região participarão de oficinas, ensaios e masterclasses, que irão culminar em um grande concerto aberto ao público, no dia 16/06. Serão duas apresentações, às 16h e às 18h, com entrada gratuita.

A programação inclui ainda um concerto junino que marcará a abertura do Encontro, no dia 14/06 (sexta), às 18h30, com a Banda Sinfônica Juvenil de Vitória da Conquista. A entrada também é gratuita.

Os ingressos para os concertos já estão disponíveis na plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/encontro-de-orquestras-2024/2472008?qrcode=true&referrer=www.google.com). Aqueles que não forem retirados na bilheteria até o horário de início de cada apresentação serão disponibilizados para o público espontâneo do evento.

Este ano, participam do Encontro de Orquestras o Núcleo do NEOJIBA em Jequié e a Orquestra Clássica Popular de Jequié; a Orquestra Sinfônica Articultura, de Manoel Vitorino; a Casa Anísio Teixeira e a Filarmônica Lira Independente de Caetité; o Conjunto de Cordas FonoMusical, de Itapetinga; a Orquestra de Cordas Identid’arte, de Brumado; e a Sinfonia do Espaço Cultural João Caranha, de Barra do Choça.

Entre os grupos de Vitória da Conquista estão a Orquestra 9 de Novembro, principal formação musical do NEOJIBA na cidade, além da Camerata Acadêmica do Sertão, Orquestra Conquista Sinfônica, Orquestra Escola Joias do Sertão e Orquestra Semeando Compaixão. Todos os projetos participantes são iniciativas parceiras do NEOJIBA e recebem capacitação e suporte contínuo fundamentado na metodologia do programa.

O Encontro representa um rico momento de intercâmbio musical e pedagógico para os participantes e uma oportunidade de difundir e valorizar a música de concerto no Sudoeste do estado. O evento, que volta ocorrer cerca de três anos após sua última edição, foi viabilizado graças a recursos de emenda parlamentar do Deputado Federal Waldenor Pereira, que apoia o NTN Conquista desde sua inauguração, em 2019.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música.

Em quase 17 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, cerca de 30 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia mais de 2.300 integrantes diretos em seus 13 núcleos e 6.000 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.

O Núcleo Territorial NEOJIBA de Vitória da Conquista conta com a parceria do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (CCCJL), da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC), e com o apoio da Academia Conquistense de Letras, da Casa da Cultura Carlos Jehovah, do Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED), da Pastoral do Menor da Paróquia N. Senhora de Fátima, do Instituto Social Padre Benedito Soares (ISPBS) e da Fundação Educacional de Vitória da Conquista (Famec).


COMPARTILHAR