Obra que retrata o Kerb, comemoração típica centenária, marcou fim do período de veiculações em canal nacional por assinatura, no mês de dezembro
Uma promessa feita em um navio à deriva, que rumava para o Brasil. A nova pátria e as boas colheitas, entusiasmaram os imigrantes alemães, na criação de uma festa ligada à igreja, cheia de emoções e fortes significados. A tradição do Kerb foi contada nesta semana, em um documentário que rememora a tradição em Piratuba, SC.
O filme Heimatland & a História do kerb (2009), que já serviu de referência para diversas pesquisas acadêmicas, foi ao ar pela TV COM Brasil, canal por assinatura, na última semana, marcando o grande final da temporada de filmes do Festival Batista Souza de Cinema Nacional.
O projeto que integrou os cineastas Júnior Padilha (Proeza Audiovisuais), Vilmar M. Sartori (VMS Produções) e Ernoy Mattiello (Virtual Pictures), na celebração de uma parceria com o canal dirigido por Fernando Mauro Trezza, marca um novo momento para o audiovisual catarinense.
Ao longo de quatro semanas, o projeto que recebeu o nome de Festival Batista Souza de Cinema Nacional, em homenagem ao imigrante gaúcho, que nasceu em Montenegro-RS e residiu na comunidade de Zonalta, em Piratuba-SC, personagem que inspirou os principais documentários, levou ao ar, produções cinematográficas ligadas à cultura germânica, ferrovias e ao futebol.
A TV COM Brasil, canal que veiculou as obras, é uma rede de televisão pública e comunitária, operada a partir de São Paulo – SP. A emissora, gerada pela Associação Brasileira de Canais Comunitários, está presente nas principais operadoras de televisão por assinatura do país.
A expectativa agora é por novas parcerias e estratégias de veiculações de novas obras previstas para lançamento em 2022, cuja temática se integra ao cenário histórico e cultural do Vale do rio do Peixe, Sul do Brasil. | Por: Virtual Pictures