CULTURA | Cine Movimenta Centro apoia exibição de documentário sobre intolerância religiosa em Conquista


Ação celebra o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa com filme sobre resistência e respeito às religiões de matriz africana
No próximo dia 21 de janeiro, às 17h, o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, sediará a exibição do documentário conquistense “Contra o ódio, axé! Somos frutos da resistência”. Com entrada gratuita, a sessão será realizada em parceria com o projeto Cine Movimenta Centro.

A exibição acontece em uma data de grande simbolismo: o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, instituído pela Lei nº 11.635/2007. O documentário narra a trajetória do Terreiro Casa de Xangô e os episódios de intolerância sofridos por seus líderes, Tata Lucas e Mãe Simone, em 2023. “Este documentário é um chamado à reflexão e à união, um convite para repensarmos nossas atitudes e construirmos um futuro onde todas as crenças sejam respeitadas”, destaca Tata Lucas.

Além do documentário conquistense, a programação do dia contará com obras de destaque do cinema nacional. Na sessão das 15h, o público poderá conferir o curta metragem Quinze Quase Dezesseis, de Thais Fujinaga, seguido do longa Alice Junior, de Gil Baroni. Já na sessão das 20h, será exibido o curta O Hóspede, de Ramon Porto Mota e Anacã Agra, e encerrando a noite, o aclamado longa Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles.

Sobre o Cine Movimenta Centro

O Cine Movimenta Centro é um projeto dedicado a democratizar o acesso ao cinema brasileiro, promovendo a exibição de filmes de longa e curta metragens de forma simultânea nas cidades de Vitória da Conquista, Itabuna, Jequié, Guanambi e Porto Seguro.

Com sessões gratuitas, o projeto transformou os Centros de Cultura em salas de cinema digitalizadas e acessíveis, oferecendo ao público uma experiência cinematográfica única e enriquecedora.

O Cine Movimenta Centro foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.


COMPARTILHAR