Entre fevereiro e março, o Comitê de Cultura da Bahia, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial (SUDECULT), realizou uma série de assembleias virtuais de cultura em dez territórios e regiões baianas. Os encontros reuniram mais de 1 mil participantes, entre artistas, produtores, gestores culturais e representantes da sociedade civil, com o objetivo de ampliar o diálogo, ouvir demandas locais e fortalecer políticas públicas para a cultura.
As assembleias ocorreram nos territórios de Irecê, Sertão Produtivo (Guanambi), Região Metropolitana (Salvador), Sertão do São Francisco (Juazeiro), Litoral Sul (Ilhéus/Itabuna), Itaparica (Paulo Afonso), Vale do Jiquiriçá, Sudoeste Baiano (Vitória da Conquista), Bacia do Rio Grande (Barreiras), Portão do Sertão (Feira de Santana) e Recôncavo (Santo Antônio de Jesus).
Os debates têm como objetivos fortalecer a participação social na construção de políticas culturais; dar visibilidade às manifestações artísticas locais; promover a integração entre agentes culturais, poder público e sociedade; e mapear demandas para subsidiar ações estratégicas nos territórios.
Novas assembleias territoriais de cultura estão previstas para acontecer em outros territórios de identidade e regiões da Bahia nos próximos meses. Os encontros virtuais antecedem às caravanas presenciais, que devem ser realizadas ao longo do ano. A iniciativa visa reforçar a democratização da cultura, incentivando a escuta ativa e a valorização das diversidades regionais.
Sobre o Comitê de Cultura da Bahia
Vinculado ao Ministério da Cultura (MinC), o Comitê integra o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), criado em 2023 para ampliar a mobilização social, a formação em políticas culturais e o fomento a projetos artísticos.
O Comitê é composto por organizações da sociedade civil que atuam na valorização da cultura negra, educação e preservação ambiental, como: Afoxé Filhos de Gandhy (Salvador), Grupo de Ambientalistas Nascente (Santo Antônio de Jesus), Associação Casa de Oyá (Vitória da Conquista) e Instituto de Preservação da Caatinga (Curaçá). | Comunicação Comitê de Cultura da Bahia.