CULTURA | Algazarra – O Bloquinho estreia podcast “Muitos Carnavais” e resgata a história dos antigos carnavais de Vitória da Conquista

Podcast documental em quatro episódios destaca as histórias de Vó Dôla, Zé Baticabo, Pai Cely e Dona Dió, figuras essenciais na construção da identidade carnavalesca local

Vitória da Conquista revisita suas raízes carnavalescas com o recém-lançado podcast “Muitos Carnavais”, disponível no Spotify desde a última segunda-feira, 7 de outubro. Realizado pelo Algazarra – O Bloquinho e pela Vagalume Press, com apoio da Lei Paulo Gustavo, o podcast celebra e resgata a rica história do carnaval local por meio de um olhar documental sobre personagens que ajudaram a construir a identidade festiva da cidade.

Link do podcast: https://open.spotify.com/show/55xBFno0nqPVX4SI5DpYn6?si=a699bbb9b72d4c97

A história é narrada a partir da segunda metade do século XX, quando uma efervescência cultural tomou conta do Brasil, refletindo-se também no interior da Bahia. Em Vitória da Conquista, diversas manifestações afro-brasileiras — como batucadas, blocos afro e escolas de samba — surgiram. É nesse contexto que o podcast se propõe a contar a história, a partir de quatro figuras centrais: Vó Dôla, Dona Dió, Zé Baticabo e Pai Cely. Cada um dos quatro episódios, que serão lançados semanalmente às segundas-feiras durante o mês de outubro, mergulha na vida e legado desses personagens, trazendo à tona suas contribuições para a cultura carnavalesca de Conquista.

Parteira e benzedeira, Vó Dola marcou época com suas participações nos desfiles, que, segundo seus familiares, eram uma forma de reafirmar a beleza e a identidade de seu povo. Zé Baticabo, por sua vez, foi fundamental na organização das batucadas que dominaram a cena nos anos 70, influenciando o surgimento de escolas de samba na cidade.

O babalorixá Pai Cely é outro nome de destaque. Atuante nos carnavais das décadas de 70 e 80, ele foi um dos principais responsáveis por inserir os afoxés nas festividades da cidade. Já Dona Dió, famosa pela “Lavagem do Beco” e pela sua participação na Escola de Samba União de São Vicente, ajudou a consolidar a presença de rituais e celebrações afrodescendentes nos carnavais conquistenses até o final dos anos 2000.

O podcast é uma iniciativa do Algazarra – O Bloquinho, manifestação cultural liderada pelos jornalistas Ana Paula Marques e Rafael Flores. Desde 2018, o bloco busca revitalizar o pré-carnaval de Conquista, atraindo centenas de pessoas para as ruas da cidade. De acordo com os criadores, a intenção é manter viva a memória e a influência cultural desse movimento, apresentando-o às gerações atuais e futuras. “Queremos homenagear essas figuras, evidenciando a importância de cada um deles para a memória e o patrimônio cultural da cidade e, acima de tudo, fortalecer o sentimento de pertencimento e identidade conquistense”, afirma Ana Paula Marques.

O Algazarra apresenta: Podcast Muitos Carnavais é uma realização do Algazarra – O Bloquinho e Vagalume Press com apoio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, através da Lei Paulo Gustavo.


COMPARTILHAR