Quem aí nunca ouviu falar em cocada? Este doce é tão antigo, que é quase impossível encontrar alguém que nunca o provou e caiu em seus encantos. Aliás, os primeiros registros desse doce no Brasil retomam os anos de 1750, época da escravatura, na região de Salvador! E, apesar de tão tradicional, você sabe como fazer cocada?
Em meados do século XVIII, o coco era utilizado em vários pratos salgados, como na moqueca, por exemplo. Assim, as sobras do coco eram aproveitadas em doces com melaço de cana-de-açúcar ou rapadura. E, por ser tão maravilhosa, a receita da cocada foi se espalhando e sofrendo modificações por todo o Brasil.
Por isso, há muitas formas de como fazer cocada e o Guia da Cozinha compilou algumas receitas para você se deliciar e se divertir testando todos os jeitos! Confira:
Cocada com leite condensado da Amélia
Por ser um doce tão antigo, o jeito de fazer cocada foi se popularizando e tomando novas formas, sabores e ingredientes. Por isso, vamos viajar para Vitória da Conquista, na Bahia, para conhecer a receita de Amélia Marinho, que faz cocada há mais de 20 anos! Daquelas que promete deixar seu dia mais feliz, confira essa receita de cocada tradicional com leite condensado:
Ingredientes:
1 kg de açúcar
500g de coco fresco (pode ser aquele congelado)
300 ml de leite
Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes em uma panela grande.
Deixe ferver até ficar no ponto de brigadeiro, soltando do fundo.
Unte uma forma de bolo ou uma superfície lisa com manteiga (como a bancada da pia).
Espere ficar morno para cortar. Não corte com a cocada fria, porque ela não irá desgrudar.