CUIDADO | Coelba dá dicas de segurança para evitar choques elétricos em período de chuvas fortes e tempestades

O período de chuvas chegou na Bahia. Desde o início do mês de abril, o tempo instável têm sido cada vez mais constante e em alguns locais do estado há uma maior ocorrência de chuvas e ventos de maior intensidade.

Alagamentos, raios e quedas de árvores são alguns dos acontecimentos comuns durante tempestades que podem interferir na rede elétrica. Os cuidados se tornam ainda mais necessários com a maior permanência dentro de casa devido ao isolamento social causado pela Covid-19.

A Coelba alerta que é necessário ficar atento, por exemplo, aos efeitos dos raios. A descarga atmosférica pode causar perturbações na rede de energia, além de comprometer as instalações das residências. “O recomendado é desconectar todos os aparelhos elétricos das tomadas durante uma tempestade acompanhada de raios. 

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO            

Ao fazer isso, o ideal é que a pessoa esteja utilizando um calçado com solado isolante como o de borracha e não esteja com a mão molhada.”, declara o gerente de Saúde e Segurança da Coelba, Hugo Vidal.

Casa segura

Redobrar a atenção quanto a presença de umidade nas paredes que tenham circuitos elétricos e/ou tomadas também é importante.  Caso perceba qualquer sinal desse tipo, o seguro é desligar o disjuntor geral da instalação e não tocar nelas, nem conectar eletroeletrônicos em tomadas instaladas no local, evitando assim o risco de choque elétrico. Hugo Vidal reforça também a importância de se proteger dentro de casa em caso de chuva forte. “Não faça a manutenção da antena de TV enquanto estiver chovendo e evite locais abertos como telhados e piscinas, que podem oferecer maior risco, além do cuidado de nunca procurar abrigos sob árvores”, alerta.

Cuidados em alagamentos

Alguns locais sofrem com as enchentes e alagamentos, situações que podem prejudicar a rede elétrica e colocar em risco a segurança das pessoas. Um alerta importante é desligar o disjuntor geral da instalação. “Isso deve acontecer assim que a pessoa perceber os primeiros sinais de alagamento na casa. Logo em seguida, desconecte todos os eletrônicos e eletrodomésticos da tomada, mantendo-os a uma distância segura da água”, explica Hugo.

Outro alerta importante é para quando o disjuntor estiver numa área já alagada. Nesse caso, a distribuidora deve ser acionada imediatamente através da Central de Relacionamento com o Cliente, pelo número 116. Quando o serviço for reestabelecido, o ideal é que um profissional qualificado avalie a instalação elétrica da residência antes de religar o disjuntor.

Lidando com o choque elétrico

Mesmo com todos os cuidados e prevenção, um acidente pode acontecer. Então, como proceder nessa hora? A primeira atitude é desligar a fonte de energia que está causando o choque elétrico (Disjuntor ou chave geral). Logo depois, afaste a vítima da fonte do choque, mas jamais tocar nela diretamente. O recomendado é afastá-la utilizando materiais como plástico, tecidos grossos, borracha ou madeira. Em seguida, chamar o chamar o SAMU/ Corpo de Bombeiros e manter a calma até a chegada dos profissionais.

Sobre a Coelba

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).


COMPARTILHAR