COVID-19 | TCU deve desmentir Bolsonaro após dúvida sobre mortes por Covid no Brasil

O Tribunal de Contas da União (TCU) prepara uma nota para rebater as declarações do presidente Jair Bolsonaro, que lançou dúvidas sobre as mortes por Covid-19 em 2020.

A informação é da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo. Mais cedo, o chefe do Palácio do Planalto declarou que o órgão tinha lançado um suposto relatório em que teria questionado 50% dos óbitos registrados pela doença no ano passado. 

“Esse relatório saiu há alguns dias, lógico que a imprensa não vai divulgar, mas nós vamos hoje à tarde. Como é do Tribunal de Contas da União, ninguém queira me criticar por causa disso. […] Nós vimos no ano passado muitos vídeos mostrando parentes que diziam que não era morte por covid”, ressaltou o presidente. 

No relatório citado por Bolsonaro, ainda segundo a colunista, técnicos do tribunal na verdade afirmam que as mortes por problemas respiratórios subiram no Brasil, bem como por problemas cardiovasculares para os quais a Covid-19 pode ter contribuído. A informação não permite trazer a conclusão apontada pelo presidente.

O registro de mortes de 2020 aponta que 194 mil morreram pela doença. Pelo cálculo apresentado por Bolsonaro, 97 mil teriam morrido. O TCU ainda não se manifestou. Até esta segunda, segundo dados oficial do Ministério da Saúde, 473.404 mil pessoas morreram em decorrência do vírus.


COMPARTILHAR