COVID-19 | Prefeito de Ibicoara promove aglomeração



Andreia Giovanni (Da Sucursal Chapada Diamantina)* – Ainda sem uma medida de contenção totalmente eficaz para frear o avanço da covid-19 o isolamento social é a principal alternativa para evitar o aumento de casos de contaminação por coronavírus.

Porém, em tempos de eleição muita gente tem desrespeitado tal medida. Está cada vez mais comum a promoção de eventos políticos em que há aglomeração de pessoas. Foi o que aconteceu em Ibicoara, na Chapada Diamantina, interior da Bahia.

Vídeos e fotos enviadas por moradores locais, no último domingo (09), é possível ver o prefeito de Ibicoara, (blusa preta e camiseta listrada) Haroldo Aguiar (PSD) promovendo uma festa na comunidade de Mundo Novo, desrespeitando o próprio decreto municipal.

As imagens também serão encaminhadas ao Ministério Público estadual (MPe).

O evento reuniu dezenas de pessoas que festejavam o recebimento de um trator para a comunidade.
De acordo com o decreto, durante a pandemia o isolamento social deve ser mantido e por isso eventos que podem gerar aglomerações devem ser evitados.

A decisão tem como principio evitar que o coronavírus se espalhe e assim garantir a segurança da população, porém o próprio gestor descumpriu a determinação.

“O atual prefeito de Ibicoara, Haroldo Aguiar, esta promovendo vários eventos e festas em comunidades do município (os famosos piseiros políticos) regados a bebidas e aglomeração e total irresponsabilidade com a saúde pública.  Cidade não conta ao menos com um hospital para atender as prováveis vítimas da covid-19”, protestou um morador, em rede social..

Além de quebrar o isolamento social várias pessoas que estavam presentes no local e o próprio prefeito não usavam máscaras, ação que vai de encontro as recomendações sanitárias mais básicas. 

De acordo com o último informe epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Ibicoara, emitido em 11/08/2020 às 11h37, o município de 19.786 habitantes (estimativa) possui 11 casos confirmados para a covid-19; 31 descartados, dois suspeitos, 18 em monitoramento, 11 recuperados e nenhum óbito registrado.


A situação chamou a atenção de muitos moradores do município que se sentiram desrespeitados com a atitude do gestor municipal.

DESRESPEITO AO MPe – Em março deste ano o Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Maria Salete Jued Moysés, recomendou aos prefeitos dos Municípios de Barra da Estiva, Ibicoara e Iramaia que cancelassem ou adiassem, “imediatamente” shows, eventos e similares que pudessem resultar na aglomeração de pessoas, em especial idosos, como forma de evitar a contaminação e propagação do coronavírus. 
A promotora solicitou aos gestores que orientassem os órgãos municipais competentes no sentido de não concederem alvará ou autorização para eventos particulares que possam produzir aglomerações. 
A recomendação propôs ainda que os Municípios adotem políticas públicas de prevenção, contenção e tratamento do coronavírus, no prazo de 72 horas. No mesmo prazo, os Municípios deveriam produzir planos de contingência para o caso de “eventual epidemia”. 
A promotora de Justiça recomendou ainda a realização de campanhas oficiais que informassem a população quanto ao risco de letalidade da doença, sobretudo para a população idosa, explicando os riscos da contaminação e as situações específicas em que o sistema de saúde devesse ser procurado. “Uma contaminação em larga escala resultaria em caos para os sistemas de saúde público e privados, que não teriam capacidade de responder às demandas”, registrou Maria Salete. 

O Sudoeste Digital tenta contato com o MPe. A reportagem também entrou em contato com o prefeito para obter mais informações sobre o assunto, mas o gestor disse que não há o que declarar. Em seu perfil numa rede social o prefeito divulgou o evento.

SOBRE A CIDADE – Ibicoara tem população estimada em 19.786 habitantes. Cercada por serras e cachoeiras, está localizada ao sul do Parque Nacional e a 1.100 metros de altitude. Situada no Sudoeste da Chapada Diamantina, abriga duas das maiores atrações turísticas da região: a Cachoeira do Buracão e a Cachoeira da Fumacinha.  | *Andreia Giovanni é jornalista do Sudoeste Digital.


COMPARTILHAR