CORONAVÍRUS | Secretaria Municipal de Saúde investiga 5 casos suspeitos de coronavírus em Vitória da Conquista

Resultado de imagem para coronavírus

Até agora, sete cidades baianas registraram casos com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus (Camaçari, Jequié, Tucano, Itabuna, Jacaraci, Salvador e Vitória da Conquista). Até o momento, não há nenhum caso confirmado.

Com o objetivo de informar e esclarecer a população sobre o assunto, a Secretaria Municipal de Comunicação convida toda a imprensa para uma coletiva a ser realizada hoje (28), às 16h, no auditório da Secretaria de Saúde (Avenida Lions Club, nº 25, Centro), ao lado da Clínica de Reabilitação.

O diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. Dependendo da situação, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação.

Casos graves devem ser isolados e tratados em um Hospital de Referência. Já os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.

Diagnóstico

O diagnóstico do coronavírus é feito a partir da coleta de materiais respiratórios. Na suspeita, é necessária a coleta de duas amostras, que serão encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e para a Fiocruz Rio de Janeiro.

Com o objetivo de ampliar as medidas de prevenção contra infecções virais como coronavírus, H1N1, H3N2 e Influenza B, o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, vem se reunindo com segmentos empresariais e da sociedade civil para sensibilizar sobre a importância da higiene regular das mãos e chamar atenção de estabelecimentos comerciais que prestam serviços diretamente à população para que cumpram a Lesgislação Estadual nº 13.706/2017, que determina a disponibilização de dispensadores de álcool gel nesses locais.


COMPARTILHAR