A drag Guilhotina Guinle nasceu duas vezes: a primeira foi no carnaval de 2018, momento em que o microfonista Guilherme Souto Nogueira botou a peruca e se montou pela primeira vez; e a segunda, há duas semanas, quando o influencer Carlinhos Maia promoveu um show da cantora em sua casa, em São Paulo. Do dia para a noite, Guilhotina saiu dos seus 2 mil seguidores no Instagram para os quase 200 mil de agora.
Bahia
Apesar de Guilhotina ter “nascido” em Goiânia, Guilherme é natural de Vitória da Conquista, no interior baiano. Veio para a capital de Goiás para fazer faculdade e, durante os 9 anos em que morou na cidade, descobriu e criou coragem para desbravar a arte drag. “Eu vim de uma família evangélica. Foi em Goiânia que eu deixei a culpa cristã de lado e entendi que não é errado eu querer me vestir de Guilhotina”, reitera o cantor.
O nome Guilhotina Guinle faz referência a atriz Guilhermina Guinle, mas também diz muito sobre a infância do artista. “Na escola me chamavam de Guilhermina, depois virou Guilhermina Guinle. Eu chorava, achava muito ruim, mas hoje eu abracei todo esse passado e percebi que está tudo bem em ser a Guilhotina”, completa.
Doses de axé
As referências do axé baiano e dos tempos em que Guilherme Souto, 32, dançava Ivete Sangalo em todos os cômodos da casa de seus pais em Vitória da Conquista pulsam no suingue e no ritmo da drag Guilhotina Guinle. “Gosto de axé e percebi que em Goiânia não há muita abertura para esse tipo de som. Além de questões de trabalho, esse foi um dos motivos para me mudar de Goiás para São Paulo”, explica o artista.
“Nasce agora uma estrela, galera!”, esbraveja Carlinhos no vídeo postado em sua rede social que acumula mais de 30 milhões de seguidores.
Na mesma ocasião, outros famosos da internet também repercutiram a Guilhotina, como a influencer Gkay, a doutora Deolane, Rico Melquiades, vencedor do reality A Fazenda (Record TV) e Lucas Guimarães, marido de Carlinhos.
O que você deve estar se perguntando é: como a drag foi parar no meio dessa galera? Tudo começa por Guilherme Souto Nogueira, formado em Cinema pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), que estava trabalhando no set de filmagens de um novo programa de Carlinhos Maia para o Multishow.
Entre uma gravação e outra, o influencer ouviu meio sem querer uma estrondosa voz cantarolando na cozinha e, ao seguir o som, deu de cara com Guilherme. Tudo foi filmado e postado por Carlinhos. “Contei para ele que me montava de drag, fazia shows e tinha me mudado recentemente para São Paulo. Ele logo já pediu para eu vir montado e que gostaria que eu cantasse algumas músicas minhas para o pessoal. Não deu outra”, rememora Guilherme. O episódio aconteceu há duas semanas e, desde então, a Guilhotina Guinle é sucesso absoluto nas redes sociais. Guilherme aproveita a crista da onda para apresentar aos seus novos seguidores as canções autorais que estão disponíveis no streaming já há algum tempo, a exemplo de Sou Perfeita e Decisão. A drag participa também do EP da cantora baiana Tofallini, Melhor dos Dois Mundos, na faixa Loka.
“As pessoas podem me conhecer só agora, mas a Guilhotina já está na minha vida há muitos anos. Eu a criei como forma de dar corpo ao meu trabalho com a voz enquanto cantor”, explica Guilherme, que já se apresentou em festivais de música como o Grito Goiânia, a Feira Noise e o Festival Suíça Bahiana, e em boates, a exemplo da Roxy Pub, localizada no Setor Sul.
Um dos momentos de auge na jornada de Guilhotina até agora foi durante o Vaca Amarela de 2022, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, quando a drag abriu o show de sua diva, Gloria Groove. “Foi um momento realmente mágico. A Glória é um exemplo para mim de drag fora do padrão, mostrando que as GGs podem também subir aos palcos e fazer sucesso”, diz o artista. | O Popular.