CONQUISTA | Ao ampliar quarentena até o dia 26, Prefeitura prepara reabertura gradual do comércio

SUDOESTE DIGITAL – Em meio às críticas e pressões de comerciantes contra a prorrogação da quarentena, o prefeito Herzem Gusmão (MDB) deve editar novo decreto, dia 26, flexibilizando a reabertura gradual do comércio. A medida pode ajudar a “salvar” o Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio.


A informação, de fontes extra-oficiais próximas ao governo, não foi confirmada oficialmente pela Prefeitura. Em nota solicitada pelo Sudoeste Digital, o Comitê de Gestão de Crise informa que não houve, até o momento, deliberações diferentes das já divulgadas pelos meios oficiais da Prefeitura.

“Qualquer nova decisão, vai ser divulgada através do Diário Oficial e dos demais canais oficiais e, imediatamente, informada à imprensa”, frisou, reforçando que “o uso de máscaras em ônibus e estabelecimentos passará a ser obrigatório, a todos os usuários, a partir de amanhã, 23 de abril, conforme estabelecido pelo Decreto 20.265”.

Nessa terça-feira, 21, o prefeito já deu mostras ao flexibilizar e autorizar o funcionamento das lavanderias, através do Decreto 20.268, publicado ontem (21) no Diário Oficial do Município.

Durante a vigência dos sucessivos decretos, há mais de um mês, Herzem recebeu apoio da própria Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), presidida por Sheila Andrade, sua aliada política e filha da vice-prefeita, Irma Lemos.

Por outro lado, associados da CDL não poupam críticas à entidade e ao prefeito, a quem creditam o “luto pelo comércio”. Duas carreatas e um protesto em frente à casa do prefeito, promovidos pelos lojistas, deram a tônica contrária à quarentena.

No decreto vigente desde domingo, 19, que se estende até o dia 26 deste mês, a novidade ficou por conta da reabertura de óticas e pela exigência do uso de máscaras, a partir de amanhã, 23, em bancos, lotéricas, supermercados, táxis e ônibus.

No próximo, a partir do dia 26, deve haver flexibilização para igrejas, algumas lojas, bares, academias, restaurantes e lanchonetes. Escolas e cinemas continuam fechados. A Prefeitura não confirma, conforme nota acima.

Para a reabertura gradual, uma das exigências, por exemplo, deve ser uso de máscara para entrar e limpeza das mãos com álcool em gel ou água e sabão. Os restaurantes que têm buffet, por exemplo, devem ter funcionário orientando as pessoas a higienizarem as mãos e usarem luvas descartáveis para só depois pegarem o prato e poder se servir.

O afastamento entre clientes tem que ser de 1,5 metro.

Já nas galerias e centros comerciais deverá haver funcionários na entrada orientando sobre uso de máscaras e limpeza das mãos com álcool em gel, entre outras normas. Os shoppings, de forma específica, terão horário de funcionamento reduzido, das 12h às 20h, com exceção da praça de alimentação, até às 22h, e com distância de 1,5 metro entre os clientes. A prova de itens pessoais, como roupas e maquiagem, está proibida.

As academias terão, entre outras medidas, que aumentar a assepsia nos aparelhos e vestiários, estabelecer prazo máximo para os alunos permanecerem no espaço, só poderão abrir com uso obrigatório de máscara de matriculados e funcionários.

Os esportes coletivos, como futebol, estão proibidos. As artes marciais podem ser exercidas, desde que somente focadas em treinamentos individuais.

Em relação às atividades religiosas em igrejas, templos e afins, as regras devem ser similares às de localidade que já autorizaram, definindo regras que incluem distância de 1,5 metro entre os fiéis, ocupação limitada a 30% da capacidade e a disponibilização de álcool em gel ou similares. Os frequentadores também terão que usar máscaras. E pessoas do grupo de risco, como idosos, não poderão frequentar esses espaços.

Covid-19 avança com 26 casos
confirmados Vit. da Conquista

Com 3 novos casos confirmados de Covid-19 nessa terça-feira (21), Vitória da Conquista registra o total de 26 casos confirmados laboratorialmente. Destes, 19 evoluíram para cura e 1 para óbito, de acordo com Boletim epidemiológico atualizado às 17h de ontem pela Secretaria Municipal de Saúde.

Dos pacientes que testaram positivo para Covid e ainda estão em recuperação, 4 estão em isolamento domiciliar e 2 encontram-se internados. Ainda de acordo com informações da Secretaria de Saúde, já são 512 casos notificados com suspeita clínica e epidemiológica de infecção pelo novo coronavírus, sendo que 413 foram descartados.

Outros 73 casos ainda estão em investigação: 16 aguardam resultado laboratorial e 57 aguardam coleta de amostra para serem encaminhadas ao Lacen Estadual, em Salvador, para análise laboratorial por meio de biologia molecular. Dos 73 pacientes em investigação, 5 estão internados e 68 estão em isolamento domiciliar. | Secom/PMVC


COMPARTILHAR