EXCLUSIVO | Unidade de Saúde da Família de Roseira retoma atividades após médico testar positivo para Covid-19

Prefeitura investe na infraestrutura dos serviços de saúde ...

SUDOESTE DIGITAL (Conteúdo próprio) – Dezesseis dias depois do registro do primeiro caso positivo para o Covid-19 em Vitória da Conquista, a 509 Km de Salvador, o medo começa a dar lugar a confiança e a rotina aos poucos volta ao normal no povoado do Roseira, região do distrito de José Gonçalves (25 Km da sede).

O temor, que assombra a maioria da população em diversos lugares, no povoado encontrou um motivo mais forte, já que o primeiro paciente positivo em conquista foi justamente o médico que atende na Unidade de Saúde da Família de Roseira (USF). Os poucos moradores que se arriscam a sair de casa exibem máscaras e temem até mesmo recepcionar visitantes.

O lavrador Reginaldo Luís Santos, 55 anos, não esconde o receio do contato. Em sua família, de oito pessoas, somente ele se permite a sair para fazer tarefas do dia-a-dia, como ir às compras de alimentos e resolver assuntos de banco. “Depois dessa doença pra cá ninguém mais teve sossego, nem dorme em paz, ainda mais que o doutor atendia o povo aqui”, conta Santos.

O doutor a quem se refere é o profissional, de 27 anos de idade, que testou positivo dia 31 de março.
Ele chegou do Rio de Janeiro, onde fazia residência médica, à Vitória da Conquista uma semana antes e já apresentando sintomas da doença.  Com ele vieram outros dois médicos.

Em nota ao Sudoeste Digital, nesta quinta-feira, 16 a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que foi realmente o médico que atende na USF do Roseira que  testou positivo para Covid-19. De acordo com a nota, “atendendo a todos os protocolos de manejo da Covid, orientados pelo Ministério da Saúde, o médico e toda sua rede de contato estão sendo monitorados e em isolamento domiciliar”. 

No povoado de Roseira, foi feito um levantamento de todos os pacientes atendidos pelo médico desde o início dos sintomas e também está sendo seguido o mapa de monitoramento desses pacientes, além de todas as outras orientações técnicas de prevenção e precaução dentro do território.

“Todos os agentes de saúde da Unidade foram testados e os resultados deram negativos” tranquiliza a nota. “Os resultados de outros profissionais também já foram divulgados e, como todos deram negativo, foram liberados a retornar ao trabalho”. 

Assim, a Unidade de Saúde retomou os atendimentos nesta quinta-feira, 16. “Outra parte da equipe aguarda resultado e permanece em isolamento domiciliar estando devidamente monitorada e acompanhada, assim como a rede de contato de cada um deles que também está no Mapa de Monitoramento da Vigilância”, frisou a Secretaria.

Por fim, aproveitando o espaço, a Secretaria reforçou que todos os esforços estão sendo empenhados para conter o avanço do vírus no município. “Nesse momento, é preciso o apoio de todos cumprindo as orientações de distanciamento físico e isolamento social, mantendo os cuidados de higiene e evitando aglomerações”.


COMPARTILHAR