SUDOESTE DIGITAL (Da redação) – Imagens inéditas, captadas pelo drone da Ghirello, mostram centenas de pessoas em procissão pelas ruas de Conquista, nesta sexta-feira (18) até o alto da Serra do Periperi, encerrando ao redor do cristo crucificado. É a tradicional caminhada da Via-Sacra, que consiste em percorrer espiritualmente o caminho de Jesus ao Monte Calvário enquanto carregava a Cruz, assim como a oportunidade de interiorizar em seu sofrimento. VEJA O VÍDEO:
Um momento lindo, de conexão com a religiosidade e demonstração de fé: Foi isso o que os cidadãos de Conquista, que participaram da já tradicional Via-Sacra, que acontece há anos na cidade, vivenciaram.
Às 4h desta sexta-feira (18), a população se reuniu em frente à Catedral a fim de relembrar o verdadeiro sentido da Semana Santa: O sacrifício realizado por Jesus Cristo para salvar a humanidade. O percurso seguiu até o alto da Serra do Periperi.
A Via-Sacra de Conquista é conhecida por sua grandiosidade. Toda a caminhada dos fiéis foi embalada por músicas religiosas. Ao todo, a Via-Sacra conta com 14 estações, que contam a história do sofrimento de Jesus Cristo até o momento de sua crucificação. Ao longo da caminhada, os cristãos têm a oportunidade de demonstrar a sua fé.
Em relação ao seu significado, “Via Crucis”, ou Via-Sacra, significa em latim “O caminho da Cruz”. Este caminho é formado por 14 estações que representam determinadas cenas da Paixão, cada uma corresponde a um acontecimento especial ou a maneira especial de devoção relacionada a tais representações.
Antigamente, o número de estações variava consideravelmente em diferentes lugares, mas agora o Magistério prescreve quatorze:
1. Cristo é condenado à morte
2. Jesus carrega a cruz aos ombros
3. Jesus cai pela primeira vez
4. Jesus encontra a sua Santíssima Mãe
5. Simão Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz
6. Verônica enxuga o rosto de Jesus
7. Jesus cai pela segunda vez
8. Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
9. Jesus cai pela terceira vez
10. Jesus é despojado de suas vestes
11. Jesus é pregado na cruz
12. Jesus morre na cruz
13. Jesus é descido da cruz
14. Jesus é colocado no sepulcro