CONQUISTA (VÍDEO) | Empresário com suspeita para COVID-19 denuncia desorganização no sistema de saúde em Conquista





SUDOESTE DIGITAL – O empresário conquistense Bruno Melo, que diz apresentar todos os sintomas para a COVID-19, usou suas redes sociais para protestar contra o que considera desarticulação da Secretaria Municipal de Saúde em relação ao atendimento a pacientes vítimas da pandemia.

Em uma aparição em vídeo (veja acima ou no fina deste conteúdo), tossindo muito e com o semblante visivelmente abatido pelo agravamento do quadro de saúde, Melo conta que está acamado há mais de 11 dias e sem um diagnóstico.

“Comecei sentir um dor de cabeça muito forte, com gripe, espirrando e minha primeira atitude foi tomar analgésico e antigripal, além de bastante líquido e repouso”. Em seu relato, ele lamenta a desinformação dos atendentes nas unidades, apesar de em seu primeiro atendimento a médica sugerir que os sintomas são para a COVID-19.

A denúncia é grave e aumenta as suspeitas de falta de testagem e casos subnotificados em Vitória da Conquista.

Segundo ele, não houve atendimento em nenhum dos quatro telefones disponibilizados para informações sobre como proceder em caso de suspeita para a doença. As ligações teriam sido efetuadas no último domingo, 26. 

Ele disse que não havia plantão e que só conseguiu retorno na segunda-feira. Aí, ainda segundo o empresário, começou o jogo-de-empurra. Melo contou que foi sugerido procurar o Hospital de Base, porém ele se recusou para evitar contaminação a outras pessoas. Também solicitou testagem, mas que lhe foi negada, sob alegação de que seria prioridade para médicos e demais agentes de saúde.

Por ora ele está em isolamento domiciliar se valendo da medicação prescrita pela médica que o atendeu inicialmente no posto de saúde. 

Para justificar a afirmação de desarticulação do sistema municipal, Melo revelou que ligou para a Secretaria de Saúde e a atendente não soube informar qual unidade procurar, o que evidencia a falta de uma lista com a relação dos postos.

A taxa de letalidade por COVID-19 em Vitória da Conquista é uma das mais altas do País. Dos 31 casos positivos para a doença três evoluíram a óbito, o que representa um percentual de 10%. A taxa do Estado da Bahia é de 3,9% e a do País é de 6,9% ascendente. A reportagem do Sudoeste Digital recebeu resposta da Secretaria Municipal de Saúde, por meio de nora enviada pela Secretaria de Comunicação. (LEIA APÓS O VÍDEO ABAIXO).

NOTA AO SUDOESTE DIGITAL

Todos os pacientes captados no Call Center (COVID-19) são devidamente orientados e inseridos na base de dados do sistema de informação municipal, bem como no e-SUS VE (Sistema de Informação do Ministério da Saúde).


Vale ressaltar que, mesmo aqueles pacientes que entram em contato com o Call Center e que, não se enquadram em caso de Síndrome Gripal, nem leve, nem moderada e nem grave – ou seja, não são pacientes do grupo alvo para COVID-19 – são, ainda assim, acolhidos e orientados.


Existe uma equipe multiprofissional de monitoramento para COVID-19, que realiza contato telefônico com o objetivo de acompanhar a evolução clínica do paciente notificado, bem como reforçar as orientações e recomendações de prevenção, precaução e controle em relação ao novo coronavírus.


O senhor Bruno Melo, autor do vídeo, possui registro de monitoramento diário e em nenhum momento a SMS negligenciou ou não realizou atendimento ao referido senhor.


Em relação às coletas laboratoriais, informamos que são executadas de acordo com critérios previamente estabelecidos pelo Ministério da Saúde: o paciente que é notificado com Síndrome Gripal, que se encaixa nos referidos critérios, tem sido encaminhado para coleta de acordo disponibilidade dos Kits existentes no Laboratório Central. A coleta hoje é realizada pelo município de Vitória da Conquista e processada pelo LACEN – BA. Os kits, de igual modo, são fornecidos ao Município pelo Estado.


Essa situação será minimizada logo que Conquista possuir a capacidade de realizar testes para detecção do coronavírus. Mas é importante que se diga que esses testes vão atender toda a região. A capacidade será de 192 testes diários. O Município será responsável tanto pela execução quanto pelo processamento da amostra.


Os testes rápidos adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde vão permitir que Conquista tenha uma testagem percentualmente igual à feita na Alemanha. A chegada dos testes está prevista para a próxima semana. A aplicação vai seguir critérios estabelecidos pela SMS.


O município aguarda, ainda, a chegada de TR disponibilizados pelo Ministério da Saúde e que vão ser executados conforme Nota Técnica nº 11/2020-DESF/SAPS/MS.

SECOM, 30 de abril de 2020


COMPARTILHAR