CONQUISTA | Vídeo: Cratera em avenida do Vila América após chuvas coloca população e imóveis em risco

Após as fortes chuvas incessantes que tiveram início no último domingo (12), uma cratera profunda se abriu na Avenida Francisco Sabino, no Loteamento Vila América, Bairro Boa Vista, em Vitória da Conquista. A situação foi denunciada ao Blog do Sena por um leitor que enviou um vídeo mostrando a gravidade do problema.

Esse é um problema recorrente e teve início em 2021, quando o canteiro central da Avenida Francisco Sabino, recém reformado, sofreu o primeiro incidente, com o asfalto cedendo e formando uma cratera de cerca de cinco metros de profundidade.

Na época, o problema foi associado a uma infiltração ou falhas no sistema de esgoto. A área foi interditada e as autoridades iniciaram a reparação do local. No entanto, desde então, a cratera virou uma dor de cabeça para moradores. motoristas e passageiros, sem que o problema fosse totalmente resolvido.

De acordo com informações recebidas, o buraco tem grande profundidade e está acumulando água, o que agrava a erosão no local. Há risco iminente de o solo continuar cedendo, aumentando a extensão da cratera e colocando em perigo a segurança de moradores, pedestres e motoristas.

A região é cercada por estabelecimentos comerciais, como farmácias, mercados e outros negócios, o que amplia a preocupação com possíveis acidentes ou danos materiais. Os moradores e comerciantes da área estão em alerta e pedem providências urgentes das autoridades competentes para evitar que o problema se agrave. | com informações do Blog de Sena.

ATUALIZADO:

Às 10h15 a Emurc emitiu uma nota à imprensa sobre a situação. Veja abaixo:

Nota à Imprensa

A Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (Emurc) esclarece que a vala aberta na obra da Avenida Francisco Sabino, no bairro Vila América, é parte das escavações planejadas para os serviços de macrodrenagem em execução pela empresa. A Emurc ressalta que esta vala não foi causada pelas chuvas recentes.

A escavação é necessária para a instalação de uma nova tubulação que integrará a rede de captação de água do bairro. Devido ao período chuvoso, os trabalhos estão temporariamente suspensos, mas a vala foi devidamente isolada para garantir a proteção e segurança dos moradores.

Até o momento, cerca de 60 tubos já foram assentados ao longo da avenida. A obra também inclui a construção de PVs (poços de visita), que são estruturas de concreto projetadas para permitir o acesso às tubulações para fins de manutenção.

Assim que as condições climáticas melhorarem e o solo estiver seco o suficiente, a Emurc retomará os serviços no local.

Emurc, 13 de janeiro de 2025


COMPARTILHAR