CONQUISTA | (Vídeo) Chuvas destroem estradas e isolam comunidades na zona rural

SUDOESTE DIGITAL (Conteúdo próprio) – As chuvas, sempre bem vindas na zona rural, desta vez chegaram trazendo transtornos para comunidades no interior de Vitória da Conquista, isolando localidades inteiras e prejudicando o escoamento da produção e a entrada e saída de veículos, especialmente os escolares.

Nos interior de Bate-Pé, Pradoso e José Gonçalves, por exemplo, a preocupação aumenta a cada chuva, com a enxurrada ampliando as crateras nas estradas vicinais.

“Essa situação não é de hoje. Há meses as comunidades têm cobrado apoio do governo municipal para fazer a estrada. Só que fizeram no mento que a chuva veio e aí virou só lama”, queixou o líder comunitário, Rosival Gonçalves, do povoado Cachoeira dos Porcos.

“Idosos, pessoas que foram à cidade para fazer exames ou resolver pendências, estão nessa situação de calamidade”, emendou, cobrando a construção da estrada que liga o distrito de Iguá às localidades de Cachoeira, Vianas, Cavalo Morto, São Mateus, Paraíso, Pau-Ferro e Bate-Pé.

“O governo municipal parece que se esqueceu da zona rural. Quando a comunidade elege um prefeito é para que ele possa fazer pela comunidade em geral, mas nada vem sendo feito aqui para nós da zona rural”, finalizou.

Nas redes sociais, mais protestos, como o feito na página Bate Pé em Destaque. “A Prefeitura resolveu arrumar as estradas no período das chuvas. Resultado: a enorme quantidade de lama impossibilitou o tráfego dos veículos, principalmente os ônibus que ficaram hoje enfileirados e a população em mais um ano, precisou subir a ladeira a pé.


São trabalhadoras e trabalhadores, mães com crianças de colo e idosos que precisam fazer os seus exames e fazer pagamentos.


O ano todo cobramos por melhorias das estradas, postamos, repostamos e o conserto vem exatamente no período chuvoso e para pior.


Mais respeito com a população do campo !!


Queremos que a chuva venha abundantemente e que as nossas estradas estejam prontas para recebê-las e que todos possam seguir normalmente.


#BatePéemDestaque 🌵📣📣

Na região de José Gonçalves a situação é ainda mais grave, segundo moradores e professores das escolas de ensino fundamental e médio. Eles temem que os alunos sejam prejudicados na conclusão do ano letivo de 2019 que se estendeu para 2020. Por meio de fotos nas redes sociais, eles pedem socorro à Secretaria Municipal de Agricultura.

O QUE DIZ A PREFEITURA

Em texto publicado na página oficial da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Agricultura e de Mobilidade informa que “está trabalhando na recuperação e pavimentação das vias expressas e ramais danificadas pelas chuvas”.

Diz, ainda, que “os serviços estão sendo iniciados pelas áreas mais afetadas, a exemplo de Cabeceira, Boqueirão, Bate-Pé e Santa Marta; onde as máquinas operaram na manhã de segunda. Todos os 329 povoados da zona rural de Vitória da Conquista serão assistidos visando a melhoria das estradas”.


COMPARTILHAR