CONQUISTA – Vereadora Nildma e Associação de Surdos discutem sobre inclusão e acessibilidade

Em reunião com a vereadora Nildma Ribeiro (PC do B), nessa terça-feira (17), representantes da Associação de Surdos de Vitória da Conquista apresentaram um balanço das últimas atividades e solicitaram apoio do mandato a iniciativas que visem a inclusão do público surdo.

Segundo os membros da entidade, a proposta principal é contribuir no desenvolvimento de ações que contribuam para romper barreiras e superar dificuldades de comunicação, assim como facilitar o acesso dos surdos a todos os serviços disponíveis às pessoas ouvintes.

“Agradecemos a atenção da vereadora Nildma, que nos atendeu muito bem e acompanhou as nossas propostas para ajudar a melhorar a acessibilidade de todos. Esperamos que possamos ser atendidos para melhorar ainda mais a inclusão” disse o presidente da associação, Jose Carlos dos Santos, traduzido pela intérprete Kelly Cristina Alves.

Também estiverem presentes ao encontro no gabinete da vereadora, na Câmara Municipal, a coordenadora da associação, Gislane Santos e Letícia Aparecida Santos Pereira.

Nildma se comprometeu em avaliar cada uma das propostas da associação, mas de pronto se colocou à disposição para atender algumas das reivindicações, como espaço para encontros e reuniões dos membros.

A entidade ainda não possui sede própria Nildma também destacou a solicitação de uma sessão mista para que os demais parlamentares possam, também conhecer as reivindicações do grupo.

A Associação possui 75 pessoas surdas cadastradas em seus registros, mas dados fornecidos pela Prefeitura estimam que existam 471 pessoas nessa condição em Vitória da Conquista. Para dar suporte a esse grupo, em maio do ano passado foi reativada a Central de Interpretação de Libras (CIL).

O setor, cuja equipe atuava na sede do programa federal Estação Juventude, proporciona o atendimento de qualidade às pessoas com deficiência auditiva por meio de serviços de tradução e interpretação, além de facilitar o acesso a serviços públicos com a intermediação de intérpretes.


COMPARTILHAR