CONQUISTA | Veja os horários e locais da vacinação de adolescentes de 17 anos e da 3ª dose

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai iniciar nesta quinta-feira (16), a vacinação dos adolescentes de 17 anos e também a aplicação da 3ª dose para idosos de 85 anos ou mais e imunossuprimidos graves com 18 anos ou mais.

Confira os horários, locais e orientações de cada vacinação.

1ª dose adolescentes de 17 anos – A vacinação será exclusiva para os adolescentes desta faixa etária acompanhados dos pais ou responsáveis, de 9h às 16h, no drive-thru da Ufba (Candeias) e nos pontos fixos da Escola Municipal Mozart Tanajura (Vila América), quadra esportiva da Fainor (Candeias) e 9º Batalhão da Polícia Militar (Ibirapuera).

Aqueles que tiverem 18 anos ou mais e não se vacinaram ainda, não poderão se vacinar nos pontos amanhã.

3ª dose dos idosos de 85+ – Serão vacinados todos os idosos nesta faixa etária que tenham recebido a 2ª dose há seis meses ou mais. A vacinação será em 12 pontos de vacinação. De 9h às 16h no drive-thru do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO),  no Kadija.

Já nos pontos fixos de o horário de vacinação é de 8h às 12h e das 14h às 18h, nas seguintes unidades de saúde: UBS Panorama, UBS Hugo de Castro (bairro Guarani), UBS Vila América, UBS Dr. Admário Santos (bairro Brasil), UBS CAE II (Bairro São Vicente), USF Vila Serrana, USF Jardim Valéria, USF Conveima, USF Solange Hortélio (Urbis II), USF Miro Cairo e USF Urbis VI.

Os idosos que tenham feito seu esquema vacinal com 1ª e 2ª dose em outro município, poderão tomar a 3ª dose nos pontos de vacinação.

3ª dose dos imunossuprimidos graves 18+ – A vacinação deste grupo ocorrerá nos mesmos locais dos idosos que também receberão a dose de reforço. Poderão se vacinar todos os imunossuprimidos, que tenham recebido sua segunda dose há 28 dias.

São incluindo apenas os casos de Imunodeficiência primária grave; Quimioterapia para câncer; Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; 

Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4; Uso de corticóides em doses iguais ou maiores que 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 ou mais dias; Uso de drogas modificadoras da resposta imune; Pacientes em hemodiálise; e Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Para os dois grupos incluídos na vacinação com a 3ª dose, é preciso apresentar o documento pessoal com CPF e cartão de vacina ou certidão digital de vacinação.

SAIBA MAIS – Nesta quarta-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu uma remessa com 9.066 doses da vacina Pfizer, que serão destinadas, exclusivamente, para a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos e para a 3ª dose de idosos com mais de 85 anos e de imunossuprimidos graves com 18 anos ou mais, conforme a determinação do Ministério do Saúde.

Das 9.066 doses, 3.738 são para vacinação dos adolescentes, atendendo inicialmente a faixa etária de 17 anos, e 5.328 delas serão utilizadas para aplicação da 3ª dose em idosos e imunossuprimidos graves (18+). A vacinação desses públicos será iniciada amanhã (16). As informações sobre horários e locais da vacinação serão divulgadas ainda hoje.

“Essas vacinas estão vindo exclusivamente para os públicos definidos e nós vamos seguir rigorosamente as recomendações da Sesab e do Ministério da Saúde. As pessoas maiores de 18 anos não devem procurar os pontos de vacinação do dia da vacinação dos adolescentes, pois eles não poderão se vacinar com essa imunizante neste momento”, explica secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira.

Pela internet, foram feitos 17.790 cadastros de adolescentes para vacinação. A estimativa da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) é de que 33.971 adolescentes de 12 a 17 anos que residem no município sejam vacinados , considerando o público  que não possui acesso à internet e não fez o cadastro. A SMS também considera uma procura maior pelo cadastramento.

Quanto à 3ª dose, a precisão é de vacinar 12.386 idosos com 85 anos ou mais.

Os adolescentes serão vacinados apenas por escalonamento de faixa etária, independente de terem ou não comorbidades.

A 3ª dose dos idosos a partir de 85 anos será aplicada também por escalonamento de faixa etária, desde que tenha completado o período de seis meses após a 2ª dose. A vacina será a da Pfizer, independente do tipo de imunizante que o idoso ou imunossuprimido tenha recebido anteriormente.

A dose de reforço também atenderá pessoas com alto grau de imunossupressão, por escalonamento de faixa etária, após 28 dias da 2ª dose, incluído apenas os casos de Imunodeficiência primária grave; Quimioterapia para câncer; Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4; Uso de corticóides em doses iguais ou maiores que 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 ou mais dias; Uso de drogas modificadoras da resposta imune; Pacientes em hemodiálise; e Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).


COMPARTILHAR