Durante o seu pronunciamento na sessão da Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizada na manhã desta sexta-feira, 20, o líder da bancada de oposição, vereador Valdemir Dias (PT) destacou a queda no orçamento da educação para 2024. “Cerca de R$72 milhões foram retirados do orçamento da educação em relação ao ano passado”, denunciou.
O edil destacou que o descaso da gestão municipal com a educação reflete na realidade do município, uma vez que 53% das escolas das comunidades quilombolas foram fechadas nos últimos anos, inclusive a escola da comunidade de Cachoeira dos Porcos, que teve sua infraestrutura reformada e logo após a escola foi fechada. Dias ainda parabenizou a matéria do Conquista Repórter, produzida pela jornalista Victória Lôbo, que denuncia a realidade da educação quilombola no município.
Para finalizar, o vereador afirmou que governos anteriores não devem ser culpabilizados por problemas atuais do município, e sim a gestão de Sheila Lemos, que é a que está em vigor. “Será que não é preciso melhorar o transporte? Investir em treinamento e capacitação dos profissionais de educação? A infraestrutura das creches?”, questionou.