O vereador, Líder da bancada de oposição, Valdemir Dias (PT), iniciou seu pronunciamento durante a sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, falando sobre os valores que estão sendo cobrados pelo IPTU. “Tem locais que houve um aumento de mais de 200% do IPTU, pessoas que não tem condições de pagar” contou, afirmou ainda que “simplesmente se contratou uma empresa, se fez uma um recadastramento e tem valores absurdos, eu concordo quem tiver qualquer reclamação que vá à prefeitura reclamar, porque são aumentos abusivos”.
Segundo ele, as pessoas não aguentam mais tantos aumentos. “Uma dificuldade que está para sobrevivência e vem esses aumentos de IPTU abusivos. Em relação aos alvarás também, com até 400% de aumento”, lamentou. Dias aproveitou ainda, para falar sobre a situação do transporte público.
“Durante a sessão da Campanha da Fraternidade, tinha uma senhora com a filha cadeirante aqui e me chamou querendo fazer uma reclamação”, contou. Ainda segundo o parlamentar, lhe foi relatado que a linha de ônibus da Av. Frei Benjamin não está com o elevador funcionando. “Minha filha perdeu o direito de vir, onde está acessibilidade? foi isso que a senhora me contou”, explicou.
Valdemir lamentou que vários impostos são aumentados e enquanto isso, “péssimo serviço no transporte público”, e relatou que “em outra reunião que eu tive com uma moradora do bairro morada Nova, ela disse que para parar o ônibus tem que ser no grito, tem que gritar porque a campainha está quebrada” e lamentou a atual situação do transporte público da cidade, cobrando providências do governo municipal.
Saúde – Outro assunto tratado pelo parlamentar foi sobre a UPA. “Se não fosse a UPA na nossa cidade para atendimento do cidadão, Conquista estaria sem atendimento, porque o serviço básico na ponta não está sendo feito pela prefeitura de Conquista, não está tendo atendimento adequado”, contou.
Realmente precisamos de uma nova UPA aqui, pela quantidade de pessoas, principalmente do lado Oeste e essa é uma luta nossa, é uma bandeira que nós estamos levantando uma UPA do lado do Oeste da cidade, para dar uma vazão melhor a população de quase 400 mil habitantes”, disse.
Por fim, Dias falou do sistema de esgoto na cidade. “No Plano Plurianual Participativo – PPA 2024-2027, do governo já está sendo solicitado e cobrando isso” e completou dizendo que “o governo federal, em quatro anos, não fez nenhuma obra estruturante, nesse país ficou tudo paralisado, se paralisou todas as obras estruturantes” e afirmou que agora, com o governo de Lula, vai retornar os investimentos na cidade.
“Nós temos os melhores tratamentos de esgoto no Brasil, que está no mundo, que é o tratamento da anaeróbico, que temos aqui na nossa cidade que foi feito na época do governo Wagner e que está aí funcionando”, e completou dizendo que “é claro que precisa melhorar e ampliar, mas requer investimentos estaduais e federais”.