Uma rápida caminhada pelas ruas centrais de Vitória da Conquista e logo se percebe, quando o assunto é mobilidade urbana, que um dos gargalos dos usuários era o tempo de deslocamento entre o ponto A (embarque) e ponto B (desembarque). Além dos veículos de passeio, muitas vans ocupando espaços dos ônibus e os atrasos são inevitáveis.
Com a implantação de faixas exclusivas de ônibus, que devem passar a funcionar nos próximos dias, a fluidez vai aumentar e, para isso, as vagas de estacionamento serão remanejadas na primeira avenida-teste, a Siqueira Campos. “Aos poucos a mobilidade ganha forma e beneficia a nós, que mais utilizamos o ônibus”, pontuou Eduardo Brandão, estudante.
Em nota, a Prefeitura informou que, “como parte das novidades implementadas no setor de transporte, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), por meio da Coordenação de Transporte Público de Vitória da Conquista, realizou os primeiros testes para a implantação de faixas exclusivas de ônibus na noite do último domingo (05)”.
Os testes foram feitos na Avenida Siqueira Campos, uma das mais movimentadas da cidade. A novidade, que já faz parte do trânsito de várias cidades, visa proporcionar viagens mais rápidas aos usuários do transporte coletivo.
Para a implantação das faixas, as vagas de estacionamento serão remanejadas. Somente na Siqueira Campos são 46 vagas de automóveis e outras 32 para motos que realocadas. A estimativa é que 40 ônibus serão beneficiados com 250 viagens mais rápidas ao dia.
O coordenador de Transporte Público, Sérgio Hubner, informou que antes da implantação, serão realizados outros ajustes como a poda de árvores e cálculos mais precisos para determinar uma distância segura entre os automóveis e os ônibus. Ainda serão feitos outros testes, dessa vez em horários de pico, antes de as faixas serem de fato implementadas.
A expectativa é de que as faixas sejam colocadas em avenidas de grande fluxo, como Olívia Flores e Brumado. Além de agilizar a viagem de ônibus, as faixas devem também propiciar maior fluidez ao trânsito.
Os corredores exclusivos de ônibus, assim como a redução da tarifa do transporte coletivo, faz parte de um pacote de melhorias implementados pela administração municipal a fim de recuperar os usuários do transporte coletivo, que haviam caído significativamente nos últimos anos.