CONQUISTA | Unimec mantém suspensão de atendimentos pelo SUS

A população de Vitória da Conquista foi apanhada de surpresa nessa quinta-feira, 15, com a suspensão parcial os atendimento pelo SUS no Hospital Unimec.

Em nota, a direção da unidade informa que “só serão atendidos casos de extremo risco que chegaram à porta do hospital e os pacientes encaminhados pelo SAMU 192”. A reportagem do Sudoeste Digital tenta contato com a Prefeitura. (VEJA ATUALIZAÇÃO ABAIXO).

O motivo da suspensão, segundo o Unimec, é o atraso nos repasses da Prefeitura de Vitória da Conquista para o hospital. O hospital afirma que está com escassez de insumos médicos e, em virtude da paralisação, estará com a capacidade de atendimento do Pronto Socorro reduzida. “A situação prevista para permanecer até normalização dos repasses pela Prefeitura ao Hospital”.

Comunicado de paralisação parcial das atividades no Hospital UNIMEC para atendimentos do PS SUS. 

Reforço que manteremos escala médica do PS SUS, e daremos prioridade de atendimento à pacientes regulados pelo SAMU 192 (dentro do perfil de atendimento de baixo e médio risco) e Central de Regulação de Leitos (dentro do perfil de atendimento de baixo e médio risco e se houver vagas disponíveis para internamento, visto que estamos com leitos bloqueados para o SUS e a capacidade do PS é reduzida para atendimento). Não faremos fichas para demanda e estes pacientes deverão procurar outras unidades de saúde para atendimento, salvo situações de extremo risco que chegarem à porta do hospital. Reforço que estamos com escassez/falta de insumos básicos para atendimento no PS e enfermarias. Situação prevista para permanecer até normalização dos repasses pela Prefeitura ao Hospital. Assim que houver alguma mudança do quadro, todos os órgãos interessados serão comunicados imediatamente.


NOTA DA PREFEITURA


A Secretaria Municipal de Saúde informa que a notícia de suspensão temporária de alguns procedimentos pelo Hospital Unimec foi recebida com surpresa, uma vez que as tratativas já estavam ocorrendo com a direção da unidade, inclusive com repasse de uma parte do valor devido nesta quarta, 13 de novembro, e previsão de um novo repasse na próxima semana. Nesse sentido, a SMS informa que tomará as providências para o restabelecimento da assistência aos usuários do serviço de saúde.



SECOM – 16 de novembro de 2019


COMPARTILHAR