CONQUISTA | Um dia (quase) normal no terceiro município da Bahia

A equipe do Sudoeste Digital registrou, em imagens, a manhã do primeiro dia de vigência do Decreto Municipal que suspende, temporariamente, o atendimento ao público em todo o comércio e locais de prestação de serviço a partir desta segunda-feira, 23, até 29 de março deste ano.

Cercada de cuidados de profilaxia que a situação atual exige, em tempos de quarentena, a equipe registrou cenas do cotidiano e percebeu que, apesar das recomendações, a grande maioria das pessoas nas ruas era das consideradas em situação de risco.

Também flagramos filas em farmácias, supermercados, lotéricas e agencias bancárias. Fiscais da Divisão de Posturas solicitaram o fechamento de estabelecimentos, como uma distribuidora de bebidas.

Nas alamedas e praças, alguns poucos ambulantes e hippies tentavam captar clientes. No terminal de ônibus, passageiros aguardavam a chegada dos veículos para seguir viagem. Um sem-teto foi visto em uma das alamedas.

O Decreto autoriza o funcionamento dos estabelecimentos, desde que o atendimento seja, exclusivamente, para serviços de entrega (delivery) ou mediante prévio agendamento, respeitando as medidas de segurança.

Todos os Shopping Centers, galerias e afins também deverão ficar fechados durante o período estabelecido, mas os supermercados, mercados e farmácias localizados em seu interior ou fora dele poderão funcionar.

O decreto diz que os estabelecimentos que podem ficar abertos deverão adotar um sistema de senhas ou outro sistema eficaz, a fim de evitar a aglomeração de pessoas dentro do estabelecimento aguardando atendimento, privilegiando sempre o atendimento da população que se encontra no grupo de risco definido pela OMS.

O descumprimento das medidas será considerado infração à legislação municipal e sujeitará o infrator às penalidades e sanções aplicáveis.

Com mais de 360 mil habitantes, Vitória da Conquista é o terceiro município baiano, atrás apenas de Salvador e Feira de Santana

Além disso, para garantir que os serviços essenciais continuem sendo oferecidos à população, o Decreto enfatiza que as suspensões de atendimento não se aplicam às organizações responsáveis pelo abastecimento de gêneros alimentícios, pela segurança, cuidados em saúde e por outros serviços essenciais. Acesse aqui o Decreto para acompanhar a relação completa de estabelecimentos que poderão permanecer abertos.

A Prefeitura informa que os fiscais da Secretaria Municipal de Serviços Públicos que atuam no setor de Posturas estão nas ruas para garantir o fechamento de todo o comércio de Vitória da Conquista, conforme estabelece o Decreto.

A população pode colaborar com denúncias, caso verifique algum estabelecimento em descumprimento.

Para denunciar, o cidadão deve entrar em contato por telefone ou Whatsapp: (77) 3420-7009 / 3420-7010 / 98856-4737. As denúncias podem ser realizadas no anonimato.

CONFIRA IMAGENS NO VÍDEO ABAIXO:



COMPARTILHAR