Na última reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), a Uesb foi contemplada com a aprovação de dois novos doutorados, um no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) e outro no Programa Profissional em Ensino de História (ProfHistória), ambos no campus de Vitória da Conquista. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado nessa segunda-feira, 10.
A Uesb tem buscado qualificar, cada vez mais, a produção científica por meio do fortalecimento da pós-graduação oferecida na Universidade. O resultado dos esforços empregados nesse sentido é a ampliação significativa da oferta de cursos stricto sensu, ou seja, modalidade mestrado e doutorado, nos últimos anos. Nessa perspectiva, mais uma vez, a Uesb expande o quadro de cursos de pós-graduação e passa a dispor de 24 mestrados e 11 doutorados distribuídos em seus três campi.
Alguns critérios são analisados pela Capes para aprovação de cursos de pós-graduação, entre eles estão a infraestrutura disponibilizada pelo Programa, a política institucional de financiamento e o corpo docente qualificado e com produção científica sólida. Essas condições, entre as demais exigidas pela Capes, foram atendidas pelos dois Programas que tiveram os cursos de doutorado aprovados.
“O apoio institucional é uma das questões mais relevantes a serem analisadas, porque, com isso, a Instituição está se comprometendo a garantir as condições de funcionamento dos cursos e, para sustentar o funcionamento desses cursos, faz-se necessário termos um bom corpo docente, como no caso dos dois cursos [aprovados]; tem infraestrutura; a política de fomento à pós-graduação da Uesb é uma das mais avançadas do país”, pontua Robério Rodrigues, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e membro do CTC-ES.
Para o professor Marcos Henrique Fernandes, reitor em exercício da Uesb, a aprovação dos cursos de doutorado é o resultado da qualidade do corpo docente da Universidade, bem como da produção científica realizada. “A Uesb, juntamente com as instituições públicas no Brasil, são responsáveis pela maior parte da ciência produzida em nosso país. Então, todo esforço do nosso grupo de professores da área de Educação e de História possibilitou, através da sua produção científica, de todo trabalho que vem sendo desenvolvido a nível de mestrado, essa grande conquista para a nossa Universidade, que é a criação de mais dois novos cursos de doutorado”, comenta.
Fernandes também frisou que os dois novos doutorados irão contribuir para a produção de pesquisas com vistas a impactar o cotidiano da sociedade como um todo. “A Uesb já vem obtendo bons resultados. Com mais esses dois novos doutorados, com certeza, nós vamos conseguir nos mantermos nessa classificação e, também, avançar, trazendo novos conhecimentos e pesquisas. Tudo isso para a nossa sociedade, para o progresso da ciência no Brasil, trazendo resultados que podem contribuir com o dia a dia da nossa população. Essa é uma das principais missões da nossa Universidade”, finaliza.
Sobre os Programas – O PPGEd foi recomendado em 2012 e iniciou as suas atividades, efetivamente, em 2013. A área de concentração do Programa é a Educação e organiza-se em quatro linhas de pesquisa: “Política Pública Educacional”; “Currículo, Práticas Educativas e Diferença”; “Linguagem e Processos de Subjetivação” e, por fim, “Conhecimento e Práticas Escolares”. Dentre seus objetivos, o PPGEd visa qualificar profissionais para o exercício da pesquisa, em especial, para a docência, aspirando o avanço do conhecimento na área de Educação. Saiba mais sobre o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd).
Em 2020, por meio de uma parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Uesb ampliou seu catálogo de Programas de Pós-Graduação com a implementação do ProfHistória. Dessa forma, se tornou a primeira Instituição de Ensino Superior do interior baiano a oferecer essa modalidade de formação, com o Mestrado Profissional Ensino em História. Atualmente, o curso dispõe de três linhas de pesquisa: “Saberes Históricos no Espaço Escolar”; “Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão”; e “Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória”. Acesse o site do Programa Profissional em Ensino de História (ProfHistória).