CONQUISTA | Trânsito já atinge 60% do fluxo da pré-pandemia

SUDOESTE DIGITAL (Conteúdo próprio) – O tráfego em Vitória da Conquista, medido por 22 câmeras de monitoramento, fiscalização e medição independente da equipe do site desde o início de março, fechou o mês de maio com mais de 60% do fluxo de veículos considerado normal.

O vai-e-vem dos veículos se confunde com o de pessoas, que voltaram a aglomerar em diversos pontos do centro comercial. Os dados do crescimento não levaram em conta os serviços de moto-delivery, aplicativos e táxis, o que ampliaria mais que o dobro do percentual de 60%.

A tendência é aumentar ainda mais nos próximos dias, com a reabertura gradual do comércio, seguido por prestadores de serviços e bares e restaurantes. 

A falta de vagas nos estacionamentos, nos dois meses em que no comércio permaneceu “fechado”, comprova os dados. Muitas lojas funcionaram normalmente, assim como templos religiosos, na contramão dos decretos municipais.

A nova medição, nas últimas 24 horas, mostrou um acréscimo no fluxo de veículos nas rodovias Conquista-Barra do Choça, Conquista-Itapetinga e Conquista-Brumado, além do tráfego na BR-116.

Os números mostram que o trânsito está atualmente com praticamente a mesma intensidade que se tinha antes da pandemia de Covid-19 e as medidas de isolamento social decretadas por Estado e Prefeitura para o combate à disseminação do novo coronavírus.

Tecnicamente, a diferença só ocorre por não haver aulas presenciais nas unidades escolares. Ou seja, é um tráfego com férias escolares. Em março, após os decretos de isolamento social, o tráfego chegou a ter uma redução acima de 70%

Em meados de abril o tráfego estava apenas pouco menor que 50% do considerado normal, o que demonstrava o descumprimento do isolamento social. A última medição independente, no dia 31 de maio acompanhou o que se tinha no fim de abril e mostra que a redução foi de apenas 10%.

Além do alto número de veículos nas ruas da cidade, chama a atenção que a quantidade de multas registradas em maio, mesmo durante a campanha Maio Amarelo, que ocorre todos os anos para a conscientização de motoristas sobre a necessidade de cumprir as leis de trânsito, foi semelhante à que se teve nos anos anteriores, sem pandemia. | Imagens: Ag. Sudoeste Digital.


COMPARTILHAR