CONQUISTA | Socorro imediato salvou a vida de atleta ferido a facadas; entenda

A prestação de socorro de forma rápida contribuiu para salvar a vida do atleta Aureliano Lima, zagueiro com atuação no futebol amador de Conquista, que foi atingido a golpes de faca durante uma confusão no bairro Campinhos, zona oeste da cidade. Segundo testemunhas, um dos cortes atingiu a veia femoral.

– É uma das cirurgias que mais são feitas em grandes emergências. Não é 100% de morte para quem tem esse tipo de lesão. Só não há muito tempo para socorrer. Se não tiver atendimento em meia hora, pode morrer. Uma equipe dos bombeiros ou do Samu faria a compressão no lugar certo. É preciso comprimir bem em cima para dar tempo de o paciente ser atendido no hospital. Uma atitude dessas dá tempo de chegar a emergência. Ele entra para cirurgia direto, explica o cirurgião vascular Eduardo Fávero.

De acordo com Fávero, dificilmente um leigo conseguiria fazer o procedimento. A femural é uma veia de grande calibre, por onde passa todo o fluxo de sangue que vem da perna em direção à veia cava.

– É a veia que traz todo o sangue da perna para a veia cava, a principal do corpo. É calibrosa, pode ter o tamanho de um pulso. É muito difícil para um leigo porque quando uma veia dessas se exterioriza verte sangue de maneira assustadora. O leigo se afasta.

O caso aconteceu na noite de sábado (3), após uma suposta briga. Aureliano foi socorrido rapidamente por populares, que o levaram ao hospital por conta própria. Ele passou por cirurgia e, segundo pessoas próximas, está se recuperando bem e não corre risco de morte.

A tentativa de homicídio gerou grande repercussão entre amigos e colegas do esporte. A identidade do suspeito ainda é desconhecida, e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil.


COMPARTILHAR