Após a repercussão negativa da fala do secretário de Cultura, Adriano Gama, sugerindo aos artistas “passar o chapéu” para sobreviverem durante a pandemia, a prefeita Sheila Lemos (DEM) passou a analisar nomes para substituir o titular da pasta, conforme apurado pelo Sudoeste Digital.
Nessa quarta, os artistas foram às ruas protestar contra a fala de Gama, o que pressionou a gestão a antecipar a saída dele. A troca, além de amenizar o desgaste, tenta reaproximar a classe ao governo municipal, com a anunciada ruptura de alguns segmentos. A “favor” de Gama pesaria o fato de ser o autor dos jingles das campanhas de Herzem e Irma e de Herzem e Sheila.
Pelo menos quatro personagens estariam na nominata da gestora: Massinha, Eugênio “Xangai” Avelino, Rony Barbosa e o professor Adão Albuquerque, (que disputou uma vaga na Câmara pelo PC do B), segundo fontes internas na Prefeitura. A polêmica envolvendo Adriano Gama ocorreu durante audiência pública, na terça-feira (11), realizada pela Câmara de Vereadores do município.
Com o tema “Apoio aos músicos e artistas locais através do fundo de cultura”, a audiência abriu palavra ao secretário, que sugeriu à classe artística “arregaçar as mangas” e “passar o chapéu”, numa alusão ao pedido de ajuda do público. Gravada em vídeo, a participação do secretário causou burburinho.
“Arregacem as mangas e trabalhem”, pontuou o secretário, sugerindo aos artistas irem às ruas, feiras e praças para solicitar ajuda. “Por que não na feira do Patagônia”, sugeriu. A fala foi interpretada por alguns artistas como se o titular da pasta da Cultura estimulasse “pedido de esmola”.
Gama voltou a se manifestar sobre a repercussão, alegando que o conteúdo foi retirado de um contexto, mas não se desculpou com os artistas. Além de vereadores e membros do Conselho de Cultura, a audiência, realizada nessa terça-feira (11), teve a participação de alguns artistas da região.
Confira o vídeo: