CONQUISTA | Sheila Lemos acompanha início da revitalização da Lagoa das Bateias

Com uma média de 100 homens, caçamba e tratores, a Prefeitura de Vitória da Conquista deu início na manhã desta sexta-feira (03), a uma ampla revitalização no Parque Ambiental da Lagoa das Bateias, situado na Zona Oeste da cidade, uma área verde de 530 mil m².

A intervenção, que envolve as secretarias municipais de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Meio Ambiente (Semma), Serviços Públicos (Sesep) e Desenvolvimento Rural (SMDR), além do Deserg e da Guarda Municipal, teve início com um mutirão de limpeza, e contou com a presença da prefeita da Sheila Lemos, que deu o pontapé inicial aos trabalhos.

“É uma obra muito esperada por Vitória da Conquista, pela Zona Oeste, e nós cansamos de esperar pela tão sonhada revitalização que o Governo do Estado prometeu para Vitória da Conquista. Então, nós decidimos fazer com os recursos que dispomos”, disse a prefeita.

A gestora destacou que além do grande mutirão de limpeza, a Prefeitura vai limpar o espelho d’água, melhorar a ciclovia na calçada de caminhada, melhorar as quadras, os quiosques, colocar mais equipamentos de lazer, pista de skate. “Vamos trazer equipamentos de esporte e lazer para a Lagoa das Bateias, porque a população merece. Esse espaço aqui é muito bonito, o espaço é maravilhoso e precisa ser mais bem aproveitado”, acrescentou Sheila.

A primeira etapa do serviço será realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), e pela Empresa Torre. O secretário Kairan Rocha esclareceu que no local tem cerca de 100 homens, seis tratores, uma trincha e oito caçambas, e que estão sendo realizados os serviços de roçagem, capina, varrição e limpeza geral. “A gente vai fazer isso até onde se inicia a água da lagoa. A meta é que a gente consiga finalizar toda essa limpeza da parte seca no tempo de uma a duas semanas, para que as máquinas da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), da SMDR e do Deserg consigam iniciar a limpeza das taboas”, explicou.

O representante da Seinfra, Jackson Yoshiura, destacou que a pasta já está trabalhando no projeto de revitalização de toda a infraestrutura da Lagoa, com todos os estudos e topografia. “A gente está fazendo todas as análises, a análise do solo, por exemplo, para avaliar também a instalação de possíveis equipamentos e conseguir oferecer muito mais conforto à população dessa região”, disse.

Meio ambiente

Por se tratar de parque de preservação ambiental, mesmo em área urbana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) participa de todas as etapas da ação. Ela está envolvida com o levantamento da fauna e da flora, do resgate de animais, além do transporte para o Cetas. “A gente vai estar acompanhando o tempo todo para o caso de ter um animal retirado, porque aqui tem muitas aves, por ser rota migratória; nós temos répteis, cobras, então e gente tem que ter todo um trabalho conjunto aqui para conseguir controlar, se ocorrer algum dano, se algum animal for machucado de alguma forma”, esclareceu a secretária Ana Cláudia.

Além dessas ações, a Semma já está preparando um novo acervo para deixar exposto no Museu da Lagoa das Bateias, porque os animais antigos (taxidermizados) já estavam em decomposição. “Os animais que estavam lá para apreciação são antigos e com o tempo, eles começam a degradar e a perder a cor. Agora nós vamos ter um novo acervo com uma reforma dessa área do museu para contemplar com mais segurança esses animais, a exemplo da luminosidade, que precisa ser controlada, o ar-condicionado na temperatura ambiente para esses animais durarem mais e não se decomporem com o tempo”, disse Ana Cláudia, acrescentando que o parque também vai receber novas placas de identificação, bancos e lixeiras.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR) e o Deserg vão entrar na segunda etapa da revitalização, com a escavadeira hidráulica, limpando o entorno da Lagoa, puxando essa vegetação para que o espelho d’água volte a aparecer. “A equipe já está preparada para fazer a limpeza da parte onde tem a água. Da mesma forma que nós fizemos lá na barragem do Cearense, a prefeita determinou que fizéssemos aqui. Vamos dar todo esse suporte pra devolver a essa comunidade aqui da Zona Oeste o espelho d’água, porque a gente sabe que onde tem baronesa tem água”, disse o coordenador do Deserg, Lucas Batista.

Comunidade comemora

Moradores e pedestres que fazem caminhada no Parque Lagoa das Bateias comemoram o anúncio de revitalização do espaço, considerada uma das mais importantes áreas de lazer da Zona Oeste.

O Sr. Augusto Alves Silva é um deles. “De vez em quando eu caminho aqui, porque é um lugar tranquilo e a gente fica à vontade e em segurança. Esse serviço que está sendo feito aqui vai ficar muito bom, vai devolver à lagoa toda a beleza que ela tem”, comemorou.

Outro que se alegrou com o início dos trabalhos foi Wilson Silva Leal, conhecido como Galego da Lagoa. “Se revitalizar mesmo a Lagoa das Bateias, e eu creio que isso vai acontecer, vai ser muito bom para o lado de cá, porque a Lagoa das Bateias é o coração do lado Oeste, aqui do lado da gente. Muitas pessoas vêm fazer caminhada, vender muitos produtos… Vai ser muito bom mesmo pro lado de cá”. | Secom/PMVC


COMPARTILHAR