Depois de passar pelos distritos de José Gonçalves, São João da Vitória, Inhobim e Dantilândia e os bairros Brasil, Nova Cidade, Patagônia e Urbis VI; finalmente a Orquestra Conquista Sinfônica chega ao Alto Maron, nesta sexta-feira, 5 de janeiro.
Com regência do renomado maestro João Omar, a apresentação está marcada para às 19h00, na Feira do Alto Maron.
No dia seguinte, 6 de janeiro, o concerto será apresentado na Concha Acústica do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, com programação prevista para começar às 18h00; pois contará também com o lançamento do livro “Tropas e Tropeiros no Alto Sertão Baiano, Século XIX”, da pesquisadora e cantora Jurema Paes.
A obra analisa a história social da formação do tropeirismo no Alto Sertão baiano e procura identificar o cotidiano tropeiro e as relações que se estabeleceram, sobretudo entre aqueles que faziam o roteiro do litoral às cidades do Rio de Contas e Caetité.
Fruto de uma dissertação apresentada ao programa de Mestrado em História Social da UFBA, sob a orientação do professor Ubiratan Castro de Araújo, o trabalho de Jurema Paes foi editado pela Assembleia Legislativa da Bahia, por meio do selo Alba Cultural, e é prefaciado pelo cantor, compositor, historiador e poeta Fábio Paes.
“Neste livro, Jurema nos presenteia com a análise acurada sobre os viajantes, os artistas e os literatos, a exemplo de Elomar Figueira Mello e suas belas letras do Auto do Tropeiro Gonsalin”, destaca Fábio — que também estará presente no lançamento em Conquista.
Sob a possibilidade apresentar o livro em Conquista, no “Dia de Reis” e diante de um concerto da orquestra regida por João Omar, filho de Elomar, Jurema não esconde a felicidade. “Figueira Mello é uma fonte de inspiração constante do meu trabalho e lançar um livro sobre tropas e tropeiros nestas condições é fascinante”, acrescenta.
A série de “Concertos Natalinos pela Paz” começou em dezembro passado e é uma realização do Instituto Incluso, com produção do Coletivo Barravento e apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo, SUFOTUR; e conta com investimento de recursos de emendas parlamentares dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual).