CONQUISTA | Semma e Gama apreendem 30 pássaros silvestres na Feira do Rolo, em operação de combate ao tráfico de animais Guarda Municipal

Trinta aves silvestres foram apreendidas na manhã deste domingo (28), na Feira do Rolo, em uma operação conjunta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e do Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (Gama), da Guarda Municipal.

Duas pessoas foram notificadas através da ação, que tem como o objetivo combater o comércio ilegal de animais silvestres.

Três guarnições deram apoio à fiscalização, que resultou na apreensão de 30 aves, sendo quatro periquitos vaqueiros, duas cristinhas, um canário-da-terra, cinco papa-capins, três bigodinhos, um azulão, um cambacica, três tizius, sete bico-de-lacre, nove fêmeas não identificadas; e um pixoxó, espécie ameaçada de extinção. Os animais estavam bastante debilitados e foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde receberão cuidados veterinários para reabilitação e devolução à natureza.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, falou sobre a importância de coibir o comércio ilegal desses animais. “O tráfico de animais silvestres é uma grave ameaça à biodiversidade, sendo a terceira maior atividade ilícita do mundo. Esse crime não apenas coloca em risco a sobrevivência de diversas espécies, mas também gera impactos éticos, ecológicos e de bem-estar animal”, explicou.

Para o coordenador da Guarda Municipal, a operação foi um sucesso. Ele comentou sobre o papel do Gama no combate aos crimes contra o meio ambiente e na proteção do patrimônio ecológico da cidade: “Ele vem fazendo um serviço excepcional, principalmente o resgate de animais silvestres, e também esse tipo de operações. A maioria das nossas ações, do Gama, são de abordagens de conscientização da sociedade. A gente sabe que existe uma cultura das pessoas criarem passarinhos em gaiola, e muitas vezes elas não sabem que estão cometendo um crime ambiental.”


COMPARTILHAR