CONQUISTA | Sem acordo com a Prefeitura, Maternidade da Santa Casa de Misericórdia fecha as portas para o SUS em Conquista

A Maternidade Régis Pacheco, fundada há 105 anos em Vitória da Conquista, fechou as portas para atendimentos via Sistema Único de Saúde.
A medida aconteceu em decorrência ao rompimento do contrato entre o município de Vitória da Conquista e a Santa Casa de Misericórdia. As informações são do Blog do Anderson e foram confirmadas pelo Sudoeste Digital.

Segundo o Blog, na noite desta quarta-feira (18) ao conferir a ornamentação recebida pela Santa Casa “a porta da maternidade estava lacrada”. Agora a opção para as parturientes é o Hospital Unimec ou o Hospital Municipal Esaú Matos.

A Prefeitura ainda não se pronunciou. Em resposta ao Sudoeste Digital, na tarde desta quinta-feira, 19, a Provedoria da Santa Casa disse que a situação da maternidade foi um acordo com ambas as partes para a não renovação da especialidade, em virtude do serviço prestado no Esaú Matos e Unimec, “e a SMS entender ser suficiente para a demanda local”.

Ainda segundo a nota, emitida pelo provedor Abmael Brito, a Santa Casa afirma que “no futuro pode, em comum acordo com a secretária de saúde, rever a situação”.

ATUALIZADO EM 20.12.19


A redação procurou a Secom da PMVC, por meio do Whatsapp oficial do órgão, e obteve resposta nesta sexta-eira, 20. LEIA ABAIXO | Imagem: Blog do Anderson.

NOTA AO SUDOESTE DIGITAL
A Prefeitura de Vitória
da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que o
convênio com a Santa Casa, firmado em 2013, esteve vigente até o dia 1° de
dezembro de 2019 e os serviços da maternidade se mantiveram até essa data.
A SMS esclarece que
após a realização da chamada pública para renovação do convênio, a Santa Casa
não apresentou interesse na sua proposta em manter os atendimentos da
maternidade. Em tempo, informa que o atendimento obstétrico à população está
sendo direcionado ao Hospital Esaú Matos e ao Hospital Unimec. A prefeitura
reforça, ainda, que vem sendo feitos investimentos no Hospital Municipal Esaú
Matos no sentido de ampliar a capacidade de atendimento e qualificar a Atenção
à Saúde.
Secom,
20 de dezembro de 2019.


COMPARTILHAR