Com pouco menos de um mês à frente da pasta, o secretário municipal de Gestão e Inovação, Edivaldo Ferreira Junior, definiu como projeto prioritário a viabilização do Polo Tecnológico de Vitória da Conquista. Para conhecer experiências públicas na área de tecnologia e inovação aplicáveis no município, ele esteve em Salvador no início da semana, para visitas às secretarias de Inovação e de Gestão do Município de Salvador (Semit e Semge) e à Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação (SECTI).
Edivaldo Júnior viajou acompanhado pelo procurador de Vitória da Conquista, Victor Dutra, e pelo assessor da Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi), Antônio Geovane.
Segundo Edivaldo Júnior, com este intercâmbio de experiências, ele busca receber o apoio técnico para estruturar o braço de inovação da Semgi, que resultará em melhorias para os servidores municipais (softwares de RH), mais eficiência e economia nas compras públicas (softwares de gestão de compras e estoque) e mais eficiência nas comunicações entre órgãos municipais (com soluções inovadoras).
Na capital, acompanhado pelo deputado estadual Tiago Correia, Edivaldo se reuniu com a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, que é entusiasta da inovação com foco nas inovações sociais.
Na Semit, Edivaldo Júnior foi recebido pelo diretor de Inovação Municipal, Luís Gaban, e, na Secretaria de Gestão, pelo secretário Thiago Dantas.
Já no dia de ontem (1º), a comitiva conquistense foi recepcionada no Parque Tecnológico da Bahia pela equipe da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), tendo à frente o superintendente de Inovação, Agnaldo Freire. As políticas públicas da Secti em Salvador, como a implantação do Espaço Colaborar e a sinergia das contrapartidas do Estado e do Município no convênio com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), foram alguns dos assuntos abordados na visita ao parque.
A equipe também conheceu o Living Lab – ambiente de experimentação, conexão e de negócios – que será inaugurado em breve.
O secretário Edivaldo Júnior ainda se reuniu com o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e gerente-executivo do Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB), Evandro Mazzo, e o gestor do CIEB, André Pinto, para identificar parcerias para capacitação de servidores, implantação de estágios de pós-graduação e programas de bolsas de inovação (especialidades do IEL) e para conhecer o arranjo produtivo de empresas de inovação que o CIEB vem desenvolvendo em Vitória da Conquista há um ano.
Para Edivaldo Júnior, as conexões e o aprendizado intenso trarão ganhos para o município. “Com a reforma administrativa que modificou a antiga Secretaria de Administração para a nova Secretaria de Gestão e Inovação é imprescindível buscarmos parceiros que já têm a inovação e a tecnologia como eixos para aprimorar a gestão pública, melhorar o dia-a-dia de trabalho do servidor municipal e entregar serviços mais ágeis para a população. É uma determinação expressa da nossa prefeita Sheila Lemos que as secretarias apresentem ações inovadoras para um melhor atendimento ao cidadão”, comentou o secretário.
O procurador Municipal, Victor Dutra, ressaltou que Conquista recebeu muitos elogios na capital pelo trabalho que vem sendo feito a várias mãos, de maneira consistente há alguns anos e com foco no cidadão e nas empresas locais.
“A prefeita Sheila já está deixando seu nome na história como a prefeita que apoiou a implantação do Hub Sudoeste, que criou a Secretaria de Gestão e Inovação, que enviará em breve ao parlamento a Lei Municipal de Inovação que já passou por consulta pública e que em breve inaugurará o primeiro Centro de Inovação da Região Sudoeste”, pontuou.