A administração municipal de Vitória da Conquista anunciou, nesta terça-feira, a exoneração de Vinicius de Brito Rodrigues, que também é presidente do PDT, do cargo de Secretário Municipal de Saúde. A decisão foi oficializada pelo Decreto nº 23.261, assinado pela Prefeita Sheila Lemos (UB), após a Federação Brasil da Esperança, composta pelos partidos PT, PCdoB e PV, entrar na Justiça alegando abuso de poder político.
A exoneração ocorre em um contexto de acusações contra o ex-secretário. A Federação Brasil da Esperança ajuizou uma Ação Cautelar na Justiça Eleitoral, alegando que Vinicius Rodrigues estaria utilizando seu cargo para praticar abuso de poder político.
De acordo com a ação, o ex-secretário estaria condicionando a prestação de serviços públicos de saúde ao apoio político-eleitoral em favor de seus aliados. O ex-secretário chegou a ser cotado para ser vice-prefeito na chapa da atual prefeita, que buscará a reeleição em outubro deste ano. O PDT, partido do qual é presidente, declarou apoio à prefeita Sheila Lemos.
O Blog do Sena apurou que o Vinícius teria pedido para sair assim que tomou conhecimento da ação. O pedido teria como foco evitar qualquer desgaste da gestão municipal.
A administração municipal nomeou Fernanda Oliveira Maron, atual sub-secretária Municipal de Saúde, para assumir interinamente o cargo de Secretária Municipal de Saúde até que um novo titular seja nomeado.