Mais oito ônibus estão em produção na Caio, no interior de São Paulo, e prefeitura promete renovação da frota da Viação Atlântico.
A prefeitura de Vitória da Conquista (BA) apresentou 15 ônibus zero quilômetro comprados pela Viação Rosa, uma das concessionárias de transportes da cidade.
De acordo com a administração municipal, mais oito ônibus adquiridos pela empresa estão em produção na fabricante de carrocerias Caio, em Botucatu, no interior de São Paulo, totalizando assim, 23 veículos comprados.
A estimativa é de que os oito ônibus sejam entregues em cerca de 40 dias.
Na cerimônia de apresentação da frota, a prefeita Sheila Lemos, confirmou que o valor da tarifa vai ser mantido em R$ 3,80.
O contrato assinado com as empresas de transportes do município, em 09 de outubro de 2023, determina que, no primeiro ano de concessão, a idade média da frota seja de sete anos.
Segundo a prefeitura, com a chegada dos 23 novos ônibus, a Viação Rosa passa a operar com uma frota cuja idade média passará a ser de quatro anos
Já a outra empresa prestadora dos serviços municipais, Viação Atlântico, deve renovar em breve a frota, como promete o coordenador de Transporte Público, Sérgio Hubner.
“Na mesma toada, visando o cumprimento das regras editalícias, a Viação Atlântico acomodará sua frota com perfil e idade média semelhantes e concomitantes”. – disse, em nota, Hubner.
Além da renovação da frota, desde 2023 o sistema de transporte municipal já roda um novo pacote tecnológico, fornecido pela Transdata. Na época, a prefeitura implantou a nova tecnologia visando mais eficiência, modernidade e conveniência para os passageiros durante as viagens.
No mesmo comunicado, a prefeitura traz algumas das características dos ônibus modelo Caio Apache Vip V, chassis Volkswagen 17.230. com padrão Euro 6, que são as normas atuais de restrição de emissões de poluentes:
– Tecnologia Euro 6, dotada com modernos controles de emissão de gases
– Trem de força VW 17.230.
– Capacidade para suportar 17 toneladas de peso, graças ao motor com 230 cavalos de potência.
– Três portas.
– Moderno sistema de bilhetagem eletrônica.
– Biometria facial.
– Wi-fi.
– Pontos de recarga de energia USB.
– Câmeras de monitoramento.
– Elevador para pessoas com deficiência.
– Quatro displays eletrônicos: um principal, acima do para-brisa; um traseiro; um lateral, abaixo do posto do cobrador; e um auxiliar, sobre o capô, no canto direito do para-brisa.
Além de facilitar a identificação da linha de destino, os quatro equipamentos visuais evitam paradas desnecessárias, o que garante maior rapidez nos ciclos de viagem e mais conforto às equipes de bordo.