CONQUISTA | Registro das ações da Seinfra em 2022 inclui obras e ações na cidade e zona rural e redução da burocracia com documentos

Este ano foi de muito trabalho para a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra). Além da elaboração de 26 projetos de obras públicas e a coordenação e execução de serviços em todo o município, o órgão também emitiu, até o mês de novembro, 1.423 alvarás de construção e 758 certificados de ‘Habite-se’, demonstrando a celeridade também com as obras particulares em Vitória da Conquista.

Destaque para a reforma e urbanização das praças Desembargador Mármore Neto, Cajá e Nossa Senhora dos Verdes, importantes espaços de prática esportiva e lazer da zona oeste. Os equipamentos esportivos das praças Adelmário Pinheiro e Dão Barros também receberam melhorias.

Obras de infraestrutura viária também estiveram no foco de trabalho da Seinfra. Serviços de recapeamento beneficiaram a Avenida Juracy Magalhães e ruas do bairro São Vicente e da Urbis VI. Já a rua principal do distrito de José Gonçalves e a rua Ana Almeida, no bairro São Vicente, receberam pavimentação asfáltica.

Obras em execução – Neste momento, muitas outras obras estão sendo executadas em todo o município, como a pavimentação asfáltica na Avenida Perimetral, no Loteamento Morada Nova (Bairro Campinhos), no povoado de São João da Vitória (Batuque) e no distrito de José Gonçalves.

As melhorias no sistema viário no distrito de São Sebastião estão quase concluídas. A drenagem superficial e o cascalhamento nas ruas já foram finalizados, e em breve será feita a implantação de um parquinho infantil e intervenções de paisagismo na praça.

Serviços de drenagem estão sendo realizados na Avenida Perimetral e nos bairros Cidade Modelo e Alto do Panorama. Também estão sendo feitas a recomposição das travessias dos povoados de Tesoureiro e Gameleira, a recuperação de drenagem no bairro Jatobá, a recuperação de trechos de drenagem na Avenida Diogo Álvares (Bairro Boa Vista), e a implementação de meio-fio e sarjeta no povoado de Lagoa de Zé Luis.

Obras em importantes espaços fomentadores do turismo, esporte e lazer também avançaram sob a coordenação da Seinfra. Destaque para a Catedral das Flores e o Orquidário, a revitalização do Cristo da Serra do Periperi, reforma do Estádio Municipal da Zona Oeste (Murilão) e a segunda etapa da revitalização da Avenida Olívia Flores, já concluída.

Manutenção
Serviços de manutenção viária foram constantes ao longo do ano. Um total de 1.050 metros de canais pluviais foram beneficiados com limpeza. Houve ainda 632 ações de recuperação de bocas de lobo, limpeza e reposição de tampas em dispositivos de drenagem. Foram contabilizados também 403 m² de galerias de águas pluviais que passaram por recuperação.

A Seinfra atuou também no patrolamento de estradas e vias urbanas, com reposição de cascalho sempre que necessário, de 415 quilômetros em bairros e da zona rural. O órgão também realizou a construção ou recuperação de 196 metros de calçadas, além da reposição ou instalação de 270 metros de meio-fio.

Avanços
Além de avaliar positivamente o trabalho da Secretaria neste ano, o secretário da pasta, Jackson Yoshiura, também falou sobre a expectativa de novos avanços em 2023. “A gente vem trabalhando muito para modernizar a Coordenação de Urbanismo, para entregar ao município, se tudo certo, a estrutura de um alvará expresso. É um sonho da prefeita Sheila e de todos nós, e tenho certeza que vai ser um grande avanço para esse setor em nosso município. A gente espera ainda que 2023 chegue com aprovação do nosso empréstimo internacional, para que a gente consiga alavancar ainda mais o nosso município, trazendo muito mais crescimento e desenvolvimento”, afirmou.


COMPARTILHAR