O Projeto Quintas de Maio, liderado por Vadinho Barreto, traz a Vitória da Conquista o “Concertango”, proposta musical que une vertentes musicais com o argentino Pablo Fornasari e o venezuelano Douglas Marchan. O evento será nesta sexta-feira, 26, a partir das 22 horas, na AABB de Vitória da Conquista.
Com direção musical de Pablo Fornasari, o repertório do “Concertango” é composto principalmente por canções de Astor Piazzola, compositor argentino morto em 1992.
“Nosso repertório não é voltado para o tango tradicional especificamente, está mais voltado para o contemporâneo. Uma montagem feita a partir de partituras originais de Piazzola para quintetos, que adaptei pra trio ou dueto”, explica Pablo, que é formado em piano erudito.
O concerto é basicamente instrumental. Pablo será acompanhado por Douglas Marchan ao violino. Além deles, no palco, os dançarinos Renato dos Santos e Laire Carvalho (imagem acima) também irão se apresentar. “Nasci na cidade de Itambé e vim para Conquista para estudar quando tinha 14 anos. Hoje, sou estudante de jornalismo da Uesb e dançarina de dança salão e kizomba nas horas vagas”, explica Laire.
“Minha história com a dança começou desde cedo, quando criança, já dançava na igreja, cheguei a montar um grupo de dança quando adolescente. Entretanto, só ingressei na dança mais profissionalmente, quando completei 19 anos. Foi quando conheci a kizomba, um estilo de dança angolana, fiquei apaixonada e a partir daí, resolvi me abrir pra outros estilos de dança”, destacou.
“Entrei na academia de dança de salão, e mais uma vez fiquei encantada, dessa vez, com o tango. Desde então não larguei mais a dança . A dança foi uma ferramenta fundamental para o meu amadurecimento, auto conhecimento e também minha saúde fisica e emocional”, completou.
Em relação a Douglas Ernesto Marchan Perez, ele é violinista e regente. Nasceu em Caracas na Venezuela e estudou musica no Projeto O Sistema da Venezuela fundado pelo Maestro José Antonio Abreu, reconhecido mundialmente. Fez parte da Orquestra Juvenil Teresa Carreño por 15 anos, fazendo turnes pela Europa. Mora em Conquista há 2 anos, faz projetos orquestrais e leciona música formando uma nova geração de músicos na cidade.